Dia da Segurança no Trabalho: SIEMACO-SP recebe o 1º Encontro de Cipeiros da FEMACO

 Dia da Segurança no Trabalho: SIEMACO-SP recebe o 1º Encontro de Cipeiros da FEMACO

Auditório do SIEMACO-SP ficou lotado – Foto: Alexandre de Paulo

A importância da CIPA na prevenção de acidentes. Este foi o tema do 1º Encontro de Cipeiros da Grande SP, realizado pela FEMACO, federação que representa trabalhadores do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes em São Paulo. Realizado nesta quinta-feira (28), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o evento aconteceu no auditório do SIEMACO São Paulo e contou com palestras de diversos especialistas.

Cerca de 130 cipeiros, representando os SIEMACOs São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Preto, ABC, Taboão, Osasco e Suzano, participaram do evento, que também contou com o apoio da FENASCON, CONASCON, UGT e Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF). No início da manhã, os cipeiros foram recepcionados para o credenciamento e um café da manhã de boas-vindas.

Em seguida, o presidente do SIEMACO-SP e vice-presidente da FEMACO, André Santos Filho, abriu o evento, pontuando a importância da CIPA para o mundo do trabalho. “O cipeiro tem um papel essencial nesse processo diário de orientar os trabalhadores e proteger vidas. Fico feliz em ver esse auditório cheio de profissionais em busca de mais qualificação, para levar mais informação até a base. O importante papel da CIPA fica ainda mais fortalecido”, disse André.

Em seguida, o sindicalista Igor Fabian de Aguiar palestrou sobre “A importância do Cipeiro”. Gabriel Amadeu, responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho no SIEMACO-SP, falou sobre “Atividades do Sindicato em SST e CAT”. O professor Valdir Costa de Almeida discorreu sobre os “Benefícios por Incapacidade Previdenciária”.

Uma pausa nas palestras foi feita para servir almoço aos presentes. No início da tarde, às 13h30, o sindicalista Marcelo Lagares apresentou a palestra “Ato Inseguro e Condições Inseguras”. O médico psiquiatra e escritor Augusto Goldoni explanou a respeito de “Saúde Mental”. Por fim, às 15h, a enfermeira Raiane Sant ‘Anna da Silva Santos ressaltou os cuidados com “Acidentes com Objetos Perfurocortantes”. 

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)