Dia do Trabalhador é dia de luta! SIEMACO-SP participa de evento das Centrais Sindicais no 1º de Maio

 Dia do Trabalhador é dia de luta! SIEMACO-SP participa de evento das Centrais Sindicais no 1º de Maio

O SIEMACO São Paulo marcou presença em peso no evento de 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora – Emprego, Direitos, Democracia e Vida, realizado pelas centrais sindicais na Praça Charles Miler, em frente ao Estádio do Pacaembu, em SP, desde o início da manhã deste ensolarado domingo (1º/05).

O presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, enalteceu em seu discurso no palanque principal a união dos trabalhadores e trabalhadoras contra as insistentes tentativas de derrubada da democracia e gritou #ForaBolsonaro, em nome de um Brasil melhor para todos e todas. “Nós temos que conscientizar a classe trabalhadora, nossos parentes e amigos. Precisamos votar em quem defende o trabalhador. Esse governo não tem condições de ficar, precisamos eleger quem tem compromisso com o povo. E a mudança vai partir de nós. Quero parabenizar todas as centrais sindicais que estão fazendo esse evento aqui, precisamos nos unir para tirar o Bolsonaro e colocar novamente o Lula na Presidência”, disse.

Já Moacyr Pereira, presidente da CONASCON e diretor do SIEMACO-SP também marcou presença, representando a confederação neste ato nacional. “Esse Primeiro de Maio é um dos mais importantes dos últimos tempos. Ele ocorre num eleição extremamente importante. Temos que tirar a extrema direita do poder e colocar um representante do povo novamente na Presidência, por isso apoiamos o Lula”, disse, ao lado da diretoria do sindicato e vários funcionários que estiveram no local.

Entre os assuntos abordados na manifestação, os trabalhadores presentes pediram políticas de valorização do salário mínimo, geração de renda e emprego e ampliação de direitos sociais, incluindo para trabalhadores autônomos e de aplicativo.

Por volta de 16h, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no ato dizendo que estava presente neste 1º de Maio para discutir os problemas dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é uma data celebrada em vários países do mundo e que, no Brasil, é feriado nacional. O dia faz memória a uma greve de trabalhadores que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, por melhores condições de trabalho. Por conta desta mobilização, o Dia do Trabalhador virou um marco da luta por direitos trabalhistas.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

** Com informações da Agência Brasil

Fotos: Alexandre de Paulo / Ascom SIEMACO-SP