Seminário sobre Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana tem presença dos SIEMACOs São Paulo e Ribeirão Preto

 Seminário sobre Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana tem presença dos SIEMACOs São Paulo e Ribeirão Preto

Coletores de Lixo na cidade de São Paulo – Foto: Prefeitura de São Paulo/Divulgação

Acontece na próxima quinta-feira (12/05), em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal do SELUR no YouTube, o seminário “Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana”. Entre outros, as palestras serão realizadas por representantes dos SIEMACOs São Paulo e Ribeirão Preto.

O presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, participará da abertura do evento. Moacyr Pereira, diretor Tesoureiro do SIEMACO-SP e presidente da CONASCON, falará sobre “A Importância da NR específica para o Setor de Limpeza Urbana”. João Capana, presidente do SIEMACO Ribeirão Preto, explanará sobre os “Desafios da Segurança e Saúde dos Trabalhadores do Setor de Limpeza Urbana”. Representantes do SELUR e da Secretaria de Inspeção do Trabalho também ministração palestras.

A Norma Reguladora da Limpeza Urbana teve suas discussões iniciadas em 2013, com a proposta de elaboração sendo levada à Secretaria da Inspeção do Trabalho (SIT), no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram organizados diversos encontros regionais para a discussão conjunta entre trabalhadores, sindicatos e empresas, resultando em um texto base que, posteriormente, foi aprimorado e disponibilizado em consultas públicas realizadas pela FUNDACENTRO e no próprio MTE, em Brasília.

Este seminário compõe a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) que abordará diversos temas relacionados à gestão de riscos ocupacionais, conforme calendário de eventos do Ministério do Trabalho e Previdência.

O seminário pode ser acompanhado ao vivo, no link abaixo, que será liberado no dia do evento.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)