Trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

 Trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

Sessão solene em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza – Fotos: Alexandre de Paulo

Na noite desta segunda-feira, 16 de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora da Limpeza, o SIEMACO São Paulo, que representa e defende os direitos desses profissionais, foi recepcionado na Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador Fabio Riva (PSDB), que propôs ao presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, à diretoria do sindicato e às dezenas de profissionais da Limpeza, uma honrosa homenagem em sessão solene na Casa.

Esse reconhecimento representa a união dos trabalhadores e trabalhadoras e é assim que o SIEMACO São Paulo reforça seu compromisso em defesa das categorias que representa!

Além do presidente do SIEMACO-SP, participaram da solenidade representantes de diversas entidades, entre eles Roberto Santiago, presidente da FEMACO; Moacyr Pereira, presidente da CONASCON; Ricardo Patah, presidente da UGT; Saulo Pedroso de Souza, ex-prefeito de Atibaia; Acacio Miranda, Secretário Municipal de Limpeza Urbana; Rui Monteiro, presidente do SEAC SP, entre outros.

“Valorizamos nossas categorias e estamos sempre ressaltando a dignidade desses trabalhadores, valorizando o que eles fazem no dia a dia. Hoje nós comemoramos o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora da Limpeza Urbana, que são os coletores e os varredores; temos também os profissionais do Asseio e Conservação, que fazem a limpeza nos ambientes. Os profissionais de Áreas Verdes, de Controle de Pragas e Grande Geradores”, disse André Santos Filho.

“Esses trabalhadores são pessoas que fazem um trabalho essencial pra cidade e muitas vezes a sociedade não enxerga. Queremos dar voz e dar visibilidade para esses profissionais, homens e mulheres, guerreiros e guerreiras da Limpeza Urbana da Cidade de São Paulo, que todos os dias, com sorriso no rosto, deixa a nossa cidade mais limpa e mais linda”, discursou Fabio Riva.

Para Roberto Santiago, a Limpeza é uma categoria essencial pra o mundo. “Esses trabalhadores, na pandemia, por exemplo, estavam na linha de frente, na coleta de lixo. Os trabalhadores da Limpeza Ambiental, estavam dentro dos hospitais, limpado os hospitais. Enfim, é um dia que temos muito a comemorar, pelo trabalho que fazem, pela dignidade que essas pessoas têm e pelo o cuidado com a cidade”, ressaltou.

“É uma categoria que merece todo respeito e toda atenção da sociedade, por que além de limpar a cidade, cuida da saúde dos trabalhadores. E só lembrarmos do período de pandemia, em que eles ficaram na linha de frente, recolhendo o lixo da cidade. Quando se diz isso, se imagina que é só lixo domiciliar, mas não é só não, é o lixo hospitalar. Mas, graças a Deus, o índice de infecção na nossa categoria foi muito baixo”, ponderou Moacyr Pereira.

Ricardo Patah reforçou o discurso dos colegas, ressaltando a coragem desses trabalhadores durante a pandemia. “Durante toda a pandemia, eles estiveram no front, enfrentaram o vírus, para que nós pudéssemos sobreviver”, finalizou.

“É uma alegria muita grande, uma satisfação estar aqui na Câmara Municipal de São Paulo. De maneira muito especial saúdo a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza Urbana, da cidade de São Paulo, do nosso estado e do nosso país. Rendo as minhas homenagens e o meu reconhecimento a vocês. Parabenizo o vereador Fabio Riva pela sensibilidade de reconhecer nesses trabalhadores a importância que eles têm no nosso dia a dia, no funcionamento e na manutenção das nossas cidades”, disse Saulo Pedroso de Souza, ex-prefeito de Atibaia.

“São Paulo tem um dos maiores serviços de limpeza urbana do mundo. E esse serviço é referência, muito por conta do esforço de cada um desses trabalhadores e trabalhadoras. A função deles é essencial”, disse Acacio Miranda, Secretário Municipal de Limpeza Urbana.

“Acho que é uma categoria muito importante e que precisa ser mais valorizada. É uma categoria invisível, que você só lembra dela quando o lixo acumula na sua porta”, disse Rui Monteiro, presidente do SEAC SP.

“Eu vou fazer agora 23 anos na coleta de lixo e 17 anos de corrida, o que me ajuda muito a ter força para trabalhar”, disse o coletor e corredor Ivanildo Dias de Souza.

“O auxiliar de diversos é aquele que faz todo tipo de trabalho. Desde a capina, a lavagem de praças, e, na época da pandemia, a lavagem de hospitais, postos de saúde, UPAs; raspagem na área de enchente, pintura, ou seja, o asseio em geral. Portanto, fazer parte, hoje, dessa homenagem, representando as minhas amigas e os meus amigos, meus companheiros de trabalho, é maravilhoso”, disse a auxiliar Luzia Aparecida Luna.

“É motivo de muita alegria estar aqui no meio de vocês. Não tem explicação a alegria que estou sentido. Tem o lado difícil, mas a gente, no decorrer do tempo, a gente vai se encaixando e termina o dia feliz e alegre. Não é à toa que estou a 27 anos correndo atrás de caminhão de lixo, o que não é fácil, aqui na cidade de São Paulo. Mas Deus tem dado força, tem dado saúde e é maravilhoso o resultado do trabalho”, disse o coletor Abel Inácio da Silva.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP); Fotos: Alexandre de Paulo / Ascom SIEMACO-SP