AÇÕES SINDICAIS

Teatro no Siemaco mostra a dura realidade do suicídio e a esperança da prevenção

31/08/2017



Quando a realidade não tem respostas, não há como reverter o fato e os por quês se eternizam. O suicídio de um ente querido é assim: silêncio e dor, pois é impossível entender um ato que surpreende por ser definitivo, inesperado e envolto em dúvidas e culpas.

O único caminho é tentar identificar os sinais, intervir e impedir o suicídio. Falando sobre ele e promovendo a prevenção.

Por isso, o Siemaco aderiu ao Setembro Amarelo, que começa nessa sexta (1o de setembro). A campanha é realizada no Brasil há três anos para informar e conscientizar sobre o Suicídio.

Antecipando as ações, o Projeto Ocupação Cultural apresentou a temática para a equipe sindical em forma de espetáculo teatral, na sexta-feira (25). O grupo teatral Cia Quinto Ato encenou duas variações sobre o tema suicídio: “Dama da Noite: Não se Nasce Mulher, torna-se Mulher” e “Por Mais Primaveras”. A intenção foi instigar a reflexão para a prevenção.

Diálogo que salva vidas

Dez de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção de Suicídio. O Brasil é considerado o oitavo país em índices de suicídio e estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida, no mundo. É a segunda causa de morte de adultos jovens e recentemente o suicídio virou jogo, Baleia Azul, estimulado pela internet.

“Sabemos que é um tema polêmico, mas é preciso falar a respeito”, salientou a diretora Silvana Souza.  Pontuou depois que o suicídio tem significados diferentes dependendo da cultura de um povo.  Ou seja, ato de heroísmo, arrependimento, pecado ou coragem. 

Com muita sensibilidade,e intensamente, os atores Thiago Herculano, Kivia Machado e Raquel Carvalho surpreenderam e emocionaram a plateia. Uma trabalho impecável sob direção artística de Andressa Barbieri, técnica de luz e som por Gabriela Robert e produção de Marcos Rocha.

O texto Dama da Noite foi baseado no conto do escritor brasileiro Caio Fernanco Abreu. Por Mais Primaveras é uma compilação de casos reais, adaptados para o teatro.

 

 

 

 

Contatos Cia Quinto Ato: ciaquintoato@gmail.com

 

Categorizado em: Projeto Ocupação Cultural,