AÇÕES SINDICAIS

Siemaco e empresas do segmento da limpeza participam do Contrata SP

01/12/2017

Ao todo, foram ofertadas 750 vagas de empregos, destinadas aos Profissionais com Deficiência. O “mutirão” aconteceu na sexta-feira (24), na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. O Siemaco e as empresas Ecourbis, Guima Conseco e GRSA somaram forças para garantir o acesso à Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho formal.

Em sua segunda versão, a ação, que integra o Programa de Inclusão Econômica, numa parceria das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e de Trabalho e Empreendedorismo contou com a participação do Secretário da SMPED, Cid Torquato.“Conquistar um espaço no mercado de trabalho ou empreender é fundamental para que as pessoas com deficiência vivam dignamente e supram necessidades básicas inerentes a todo ser humano”, ressaltou.

Para a diretora do Siemaco, Silvana Silva, governo, empresa e sindicato juntos têm papel fundamental para a mudança de paradigma que gerará a inserção pela inclusão no ambiente laboral. A secretária-adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, acredita que a barreira atitudinal é ainda maior do que a acessibilidade, e precisa ser transposta. “O preconceito é fruto da falta de informação e convivência”, afirma.

Um universo a ser explorado

No dia três de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A capital paulista, onde residem cerca de 2,8 milhões de Pessoas com Deficiência (dados IBGE), irá comemorar a data no final de semana, através da Virada Inclusiva.

Com mercado restrito, apenas 39 mil, de profissionais com deficiência residentes em São Paulo estão empregados. Ou seja, apenas oito por cento!

De acordo com a Lei de Cotas (8.213/91), as empresas com mais de 100 funcionários tem de reservar de 2 a 5% do seu quadro de funcionários para Pessoas com Deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão (artigo 34) garante o direito ao trabalho aos profissionais com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo. Na prática não é o que acontece.

Por isso, o Siemaco convida seus trabalhadores, empresas dos segmentos representados e população em geral para ir às ruas conhecer a arte, o talento, a competência da Pessoa com Deficiência. São muitas opções de lazer e cultura.

Serviço:

Dias 2 e 3 de dezembro
A programação completa está disponível aqui.

Participe!

 

 

 

                            

 

 

                                            

Categorizado em: Siemaco em Gestão,