AÇÕES SINDICAIS

O desemprego é a verdadeira penitência desta quaresma

19/02/2018

Na véspera os foliões de São Paulo ainda brincavam o carnaval esticado, mas no primeiro dia útil pós folia, na segunda (19), dezenas trabalhadores em situação de desemprego acordaram cedo para ir até o Siemaco. Como a vida não está para brincadeira, eles recorreram à Central de Vagas para tentar uma oportunidade de emprego formal.

A maioria com pouca qualificação buscava vagas na área da limpeza ou portaria. Infelizmente, vagas que não estavam disponiveis.  

Responsável pelo atendimento, Ligia de Oliveira Cruz atendeu 50 candidatos apenas no período da manhã. Um a um, ela explicou a ausência de vagas,no momento, mas cadastrou todos eles com a promessa de chamá-los para entrevistas quando surgirem oportunidades para os diferentes perfis.

Segundo ela, a maioria dos candidatos estão aqu´rm da expectativa das empresas. Se antes a capacitação era suficiente, agora o mercado exige escolaridade (ensino médido completo), experiência, idade e qualificação.

Por isso, o Siemaco investe em cursos de formação profissional e educação continuada. Afinal, o trabalhador precisa se adequar aos novos tempos e o sindicato não mede esforços a prepará-los.