AÇÕES SINDICAIS

Brasanitas investe no trabalhador e faz questão de ter o sindicato ao lado deles

27/02/2018

  

Domingo (25), 22h30: a equipe de limpeza da Brasanitas, que cuida do Asseio e Conservação do Shopping Center Morumbi, se reúne na Sala de Treinamento. Os trabalhadores do turno da manhã saem apressados da lida e se encontram com os colegas do turno da noite, que chegaram um pouco antes para assistir à palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, ministrada pela diretora do Siemaco, Andrea Ferreira. A ideia foi do supervisor Joselito David Monteiro, que não mede esforços para levar informações à sua equipe.

Sônia Regina Alves, 59 anos, esperava na Sala de Descanso. Ela cuida do piso do terceiro andar do shopping e está acostumada a trabalhar madrugada adentro. Aproveitou para se filiar ao Siemaco.

“Faz tempo que eu queria ficar sócia do sindicato e agora, que não temos mais plano de saúde, ficou mais importante ainda, pois irei usar a clínica do Siemaco”, afirmou. O coordenador volante, Antonio, também fez questão de se filiar.

A Sala de Treinamento ficou lotada, com trabalhadores sentados até no chão. O tempo, cronometrado, pois a maioria tinha de pegar a última condução para casa e os demais cuidar de tudo, durante a madrugada, para que os clientes encontrassem o shopping impecável na manhã de segunda.

Muito impactados com a palestra, que mostra a importância de conhecer para identificar e tratar as DSTs, os trabalhadores se conscientizaram da importância de cuidar da saúde. Muitos ficaram assustados com as imagens e informações transmitidas por Andrea, mas ela foi taxativa:

“São coisas que vocês precisam saber. Os riscos são grandes e as doenças são graves! Estou aqui não para assustá-los, mas para alertar, porque além de adoecer vocês podem contaminar os seus parceiros“, disse Andrea, que distribuiu preservativos para estimular o sexo com proteção. No final, foi aplaudida calorosamente por todos.

Na sequência, vinte trabalhadores aproveitaram para se filiar ao Siemaco. O operador de máquinas, Afonso Gonçalves Rosa, 55 anos, foi um deles.

“É importante ter o sindicato ao meu lado”, justificou. O colega Severino Belarmino da Silva, galerista de 62 anos, também.

Com mais de 30 anos de trabalho na limpeza, inclusive em funções insalubres, Severino pretende ir até o sindicato para dar entrada no seu processo de aposentadoria. Soube ali que o sindicato cuidará de tudo para ele e quer aproveitar o benefício, só não quer parar de trabalhar, avisou.

Líder reconhece a liderança

Joselito conta que conheceu Andrea há oito meses, quando a diretora ministrou uma palestra de câncer de mama. Não titubeou em chamá-la novamente. Segundo ele, mais de 80% dos 150 trabalhadores são filiados ao Siemaco, mas ele não vai descansar até atingir a marca e 100% Na limpeza há 16 anos, Joselito acredita na força do sindicato para proteger e ajudar o trabalhador na vida laboral e pessoal.

“A maioria dos nossos colaboradores tem pouco grau de instrução, tem mais idade, e precisam, além das ações da Brasanitas, do apoio do sindicato”, justificou. Também enfatizou o excelente relacionamento entre empresa e sindicato.

“Cumprimos todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, por exemplo o pagamento da insalubridade de 40% para os banheiristas. Somos uma das poucas empresas que garante 1h10min na sala de descanso, idealizada para garantir o conforto dos colaboradores, e antecipa os pagamentos para os dias úteis e antes dos feriados”, disse Joselito.

A auxiliar de limpeza Simone Duarte da Silva atestou o trabalho do Siemaco. Relatou que além de se consultar com os médicos das clinicas conveniadas já visitou a Colônia de Férias. “Fiquei lá dois dias e quero voltar”, disse.