AÇÕES SINDICAIS

Educação pela Cultura é diretriz pedagógica da Central de Cursos do Siemaco

28/02/2018



Em seu segundo ano, o projeto “Ocupação Cultural”, firmado graças à parceria entre o sindicato e as casas-museu Guilherme de Almeida, Mário de Andrade e Casa das Rosas, foi estendido à sala de aula. Visando promover o acesso à cultura para os trabalhadores e capacitação para o corpo docente da Central de Cursos do Siemaco, as primeiras atividades aconteceram em 19 de janeiro, quando os professores participaram de uma visita educativa á Casa Mário de Andrade, e em 24 de fevereiro, com aula externa para os alunos.

Numa ação oordenada pelo Núcleo de Ação Educativa do Museu Casa Mário de Andrade, através das atividades os convidados do Siemaco vivenciaram um pouco do modo de vida do escritor. Também, entenderam o universo que cercava uma geração de expoentes das artes brasileira que protagonizaram a Semana de Arte Moderna, no ano de 1922.

Eles puderam ver os objetos pessoais, como o piano, e parte do legado de Mário de Andrade, através de obras como Paulicéia Desvairada. A casa-museu fica próximo da sede do Siemaco e todos fizeram uma caminhada pela vizinhança do sindicato. Checaram como a história é preservada no presente, através de seus imóveis. Por exemplo a casa onde o escritou paulistano viveu, na Barra Funda.

“Os professores puderam adentrar num universo encantador, viajando no tempo e testemunhar a história contada através de imagens, textos e móveis”, relatou Willian, professor do apoio administrativo da Central de Cursos. “Fomos recebidos de forma sublime e pude ver o brilho nos olhos dos nossos professores.”

A coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo, afirmou que os professores receberam muito bem a novidade, inclusive ela tem programado as reuniões pedagógicas nas casas-museu. “A proposta de difundir a cultura e também oferecer cursos de aperfeiçoamento para o corpo docente é muito positiva”, atestou. “Mário de Andrade foi pioneiro da poesia moderna, e agora vamos levar este universo aos nossos alunos.”

Visite a Casa Mário de Andrade. É grátis!

Saibam mais em:

http://www.casamariodeandrade.org.br/

 

 

 

 

Categorizado em: Central de cursos, Nossa gente,