AÇÕES SINDICAIS

Professores da Central de Cursos aprendem para ensinar a literatura e o olhar de Guilherme de Almeida para a terceira arte: o cinema

04/03/2018

Mais uma atividade reuniu a equipe docente da Central de Cursos do Siemaco numa atividade cultural voltada para a educação dos trabalhadores. Dessa vez, na Casa Guilherme de Almeida. A visitação e atendimento do Núcleo de Ação Educativa aconteceu em 23 de fevereiro.

Acompanhados pela coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo, os professores ficaram empolgados com o que viram  -e descobriram. “Estamos preparando conteúdos para partilhar o conhecimento com os alunos matriculados na Educação Continuada”, adiantou a professora.

O escritor modernista, reconhecido como o primeiro crítico de cinema brasileiro, empresta o seu nome e residência a casa-museu, localizada na Rua Macapá, 187, com anexo na Rua Cardoso de Almeida, 1943, no bairro de Perdizes. O anexo conta com a Sala Cinematographos. um cineclube onde são mostrados os filmes comentados por Guilherme de Almeida em sua coluna homônima, publicada entre os anos 1929 e 1942, no jornal O Estado de S.Paulo.

“A equipe de professores teve acesso ao acervo que preserva o legado e a memória do poeta, bem como o conhecimento partilhado por ele através de suas obras, incluindo as primeiras edições de poetas modernistas”, contou o professor William.  Durante a visita, foi mostrado o acervo documental de Guilhernme de Almeida, com fotos e desenhos.

Os convidados puderam vislumbrar o panorama literário universal, através dos livros que formaram a biblioteca pessoal do escritor. Também, desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade de São Paulo, a paisagem da região do Pacaembú, do alto do "quintal" da antiga residência. 

A Casa Museu oferece uma ampla gama de atividades, tanto para o público leigo à estudiosos da arte do cinema. Vale uma visita. É de graça!

Saiba mais em:

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br

 

 

 

 

 

Categorizado em: Central de cursos,