AÇÕES SINDICAIS

Radial integra a equipe da limpeza do Sesc Paulista no Siemaco

26/03/2018



Com a ajuda da Central de Vagas do Siemaco, a empresa Radial Serviços Terceirizados conseguiu preencher as vagas para o novo posto de serviço, o Sesc Paulista.  Ao todo foram contratados 46 funcionários, inclusive encarregado, supervisor e administrativo. Eles foram integrados em pleno sindicato, na segunda-feira (26), e começarão a trabalhar no dia dois de abril.

A analista de Recursos Humanos, Daniela Barone, e a Gerente Financeira, Sueli Duque, da Radial, ao lado da responsável pela Central de Vagas, Lígia, a equipe de assessoria externa do sindicato (Júnior, Edson e André) e William, da Central de Cursos, recepcionaram os trabalhadores. Trinta e nove deles puderam conhecer o sindicato de perto, as regras de conduta da empresa e um pouco sobre o cliente.

Daniela contou que por tratar-se de um cliente exigente, que requer um perfil muito específico de trabalhadores, ela recorreu ao Siemaco para agilizar o processo de seleção. Tudo começou no início de março e após a pré-seleção, realizada pela Central de Vagas, as entrevistas foram feitas em dois dias, também no sindicato. Para cada vaga foram ouvidos três profissionais.

"Os requisitos eram muito específicos e com um nível grande de exigência. Da escolaridade, cursos realizados à experiência e perfil profissional". contou a selecionadora. Sueli complementou que a limpeza será mecanizada. Ou seja, exige menos do físico do trabalhador e mais da intelectualidade. 

"Os nossos colaboradores no Sesc Paulista não utilizarão rodo e vassoura, mas equipamentos motorizados", salientou. Apenas um dentre os auxiliares de limpeza contratados disse ter experiência com máquina, mas todos passarão por treinamento intensivo para capacitação. 

"A Radial investiu em máquinas, por exigência do cliente, mas são vocês que fazem o nosso trabalho acontecer", enfatizou Daniela. Também adiantou que no Sesc os auxiliares de limpeza são muito valorizados pelo serviço fundamental que prestam.

Dois dias de seleção criteriosa para identificar os colaboradores ideais

Apesar de garantir benefícios e um reconhecimento ímpar para com a equipe de limpeza, o Sesc exige um perfil muito qualificado dos prestadores de serviços. Isso porquê o foco do Sesc é atendimento ao público, o que requer cuidados extremados. "O Sesc tem um plano de trabalho definido e os serviços de limpeza deverão cumprir rigorasamente os horários estabelecidos", adiantou Daniela. Isso devido à ampla programação oferecida, com horários marcados.

Ela insistiu para que o grupo cumpra rigorosamente as regras de conduta da empresa e cliente, e que recorra à chefia em caso de dúvidas. Garantiu que a Radial dará todo o suporte e respaldo necessários para que todos compreendam e atendam as necessidades do cliente. "Nós, a exemplo do sindicato, queremos o melhor para os trabalhadores". disse.

Siemaco sempre ao lado do trabalhador

O coordenador sindical, Júnior, adiantou que o sindicato também garantirá o suporte necessário, no local de trabalho, sempre dialogando com a Radial. Ele apresentou o Siemaco aos profissionais e, ao lado de André, Edson, Wiliam e Lígia, falou sobre a importância da representatividade sindical para a valorização dos trabalhadores.

Cem por cento dos profissionais contratados que estiveram no Siemaco decidiram filiar-se ao sindicato. Prova de que quando sindicato e empresa trabalham junto, de forma ética, cooperativa e transparente, todos ganham. 

Depois da conversa, os novos funcionários da Radial receberam os seus uniformes de trabalho, incluindo acessórios (moletom, bonés, tocas e calçados). No Sesc, os auxiliares de limpeza são identificados pelas cores que detalham os seus uniformes: vemelho para banheiristas, branco (com calçado branco) para comedoria e consultórios de odontologia e azul para a área de convivência. 

Cássia Batista Santana, 20 anos, estava desempregada desde que a empresa em que ela trabalhava perdeu o posto de trabalho. É o segundo emprego formal dela, que teve a primeira chance como Jovem Aprendiz, na Paineiras, onde foi promovida como auxiliar de limpeza.  Feliz da vida, ela disse que se filiou ao Siemaco pelos benefícios oferecidos.

Velha conhecida da equipe sindical, Lindaura Rodrigues de Jesus, tinha dois motivos para comemorar. Aluna da Central de Cursos do Siemaco, ela acabou de ser aprovada no vestibular. Garantiu que a dupla jornada, no trabalho e faculdade de Serviço Social, não será um problema, pelo contrário. "Eu investi nos meus estudos e agora estou pronta para a carreira profissional."