AÇÕES SINDICAIS

Siemaco investe em capacitação de líderes multiplicadores nas bases de trabalho

02/04/2018



Cerca de 40 profissionais da limpeza, líderes naturais em seus locais de trabalho, participaram de treinamento no sindicato, nos dias 28 e 29 de março. Numa iniciativa do Programa de Estratégia de Trabalho (Pet), realizado numa parceria entre o Siemaco SP e o SEIU – Service Employees International Union – o objetivo é aproximar ainda mais os trabalhadores do seu sindicato de classe, através da difusão de informação de qualidade.

Divididos em duas turmas, os convidados foram identificados pelos coordenadores sindicais como interlocutores naturais no ambiente de trabalho. Com a capacitação, eles receberam os subsídios necessários para tornar-se porta-vozes. Inclusive retransmitindo as informações do Siemaco, a partir de suas próprias convicções.

“Sem vocês, o sindicato é um prédio vazio”, ressaltou o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, para o grupo que participou do treinamento na quinta-feira. Na véspera, o diretor João Capana resumiu a história de luta do Siemaco, que compleou 59 anos. “Mais importante do que a estrutura sindical que vocês conheceram aqui é a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho”, enfatizou Moacyr.

Líderes natos 

Durante sete horas de treinamento, entre nove e 16 horas, os trabalhadores  (entre chefias e profissionais da limpeza) aprenderam mais sobre o sindicato, o Siemaco SP, as Convenções Coletivas de Trabalho, a Reforma Trabalhista dentre outros temas de interesse comum. Após dinâmicas e tarefas, muitos testemunharam sua surpresa em saber as conquistas econômicas e sobre a importância do Siemaco em suas vidas.

 

Todos assumiram o compromisso de repassar as informações aos seus colegas de trabalho. Sobretudo, as conquistas econômicas garantidas em negociações, validadas em assembleias, pelo trabalhador.

 

Este foi o segundo treinamento direcionado a um grupo seleto de trabalhadores, mas a ação sindical será replicada no decorrer do ano. Há três anos, o Siemaco conta com o apoio do sindicalista Joe Simões, do SEIU (o maior sindicato do mundo, localizado nos Estados Unidos). 

 

“O testemunho dos colegas no local de trabalho é muito importante para nós, coordenadores, afirmaram Fábio Toledo e Douglas representando os colegas do Siemaco. Consequentemente, ao tornarem-se referências no ambiente de trabalho, eles fortalecerão a imagem do sindicato como representante legítimo da categoria do Asseio e Conservação, a partir das ações sindicais realizadas.

 

“Muitos trabalhadores disseram-se espantados com tudo o que aprenderam”, contou Douglas. “Como primeiro resultado, eles se enchem de confiança para falar aos colegas de trabalho”, conclui Fábio.