AÇÕES SINDICAIS

Siemaco participa dos atos em solidariedade ao ex-presidente Lula em SBC

08/04/2018

Uma comitiva do Siemaco, liderada pelo diretor João Capana, participou na sexta-feira (6) e sábado (7)  dos atos em solidariedade ao ex-presidente e sindicalista, Luis Inácio Lula da Silva. O protesto foi endossado pelo SEIU - Service Employees International Union – representado pelo sindicalista Joe Simões.

Milhares de pessoas entre sindicalistas, autoridades, políticos, trabalhadores e populares fizeram vigília em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC até a noite de sábado, quando Lula se entregou á Política Federal. Após exame de corpo de delito, em São Paulo, ele foi transferido para a prisão, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, capital do Paraná.

Para a diretoria do Siemaco, a prisão de Lula é um indicador que confirma a vertente atual da política nacional, norteada pelas recentes práticas antissociais materializadas por alterações na legislação trabalhista e políticas sociais. É um alerta para que o mundo sindical e do trabalho reafirmem a sua posição em defesa do trabalhador e povo brasileiro.

Somando ás manifestações expressivas dos sindicatos mundiais e brasileiros em apoio ao ex-presidente - não pela política partidária, mas pela sua história de luta e manutenção da democracia – denunciamos que o sindicalista, ao longo de sua trajetória, sempre foi alvo de preconceito por sua condição pessoal. O que gerou discriminação, que aumentou na mesma proporção em que suas conquistas sindicais e políticas se sucederam.

A condenação de Lula passa longe da unanimidade jurídica e um julgamento isento passaria pelas urnas. Por isso, lamentamos a prisão do líder sindical e o cerceamento de sua liberdade em disputar as eleições 2018, onde seria avaliado como deveria ser: pelo povo brasileiro.

Enquanto Lula segue encarcerado, a diretoria do Siemaco fortalecerá as ações sindicais diárias pela preservação dos direitos das categorias representadas. Acreditamos no trabalho sindical e na importância das nossas intervenções em prol dos trabalhadores.