AÇÕES SINDICAIS

Aprender em museus é mais divertido

11/05/2018

Sempre investindo nas atividades culturais, a Central de Cursos do Siemaco mais uma vez apostou na aula extra classe. Dessa vez, os alunos da turma de Educação Continuada visitaram o Catavento Cultural, onde estudaram quatro eixos principais da área de Ciências Humanas: biodiversidade, corpo humano, evolução e DNA, além de se deslumbrarem com os avanços da da tecnologia, que a exposição multimídia possibilita.

Realizada em dois turnos, manhã e tarde, a atividade foi intensa em informações, que visaram a reflexão através da descoberta. Principalmente, de onde viemos, o que construímos e onde devem chegar os seres vivos.

A vida no mundo vegetal e animal foi esmiuçada em detalhes, com base na teoria da evolução de Charles Darwin. O debate foi estimulado através da mostra “Alertas: conhecer para prevenir”  e na seção “Jogos do Poder” se propôs o conhecimento que apenas a evolução e análise histórica permite.

Os desafios da química e ciência também envolveram os alunos, que experimentaram a ciência. Primeiro através das transformações físicas e depois a partir de jogos e simulações. Eles puderam conhecer os princípios da nanociência e nanotecnologia, sua aplicação na medicina, biologia, química, informática, principalmente.

Para finalizar a aula, realizada no final de abril, foi todos vivenciaram que tempo real deixou de existir após o advento da realidade virtual. Eles puderam, então fazer um passeio virtual  ao Laboratório Nacional de Luz Sincrotron e o laboratório da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.