AÇÕES SINDICAIS

Alunos da Central de Cursos são recebidos pelos vereadores Natalini e Suplicy na Camara Municipal de São Paulo

04/06/2018



Uma lição de democracia. Foi assim que os alunos do curso de Educação Continuada da Central de Cursos do Siemaco, numa parceria com o Seac, vivenciaram a política da casa do povo: a Câmara Municipal de São Paulo. A principal lição aprendida, então, foi descobrir que não há impedimento para acompanhar as sessões realizadas, nem mesmo as reuniões para discussões de pautas importantes sobre os assuntos pertinentes ao município. 

Na ocasião, os trabalhadores do segmento da limpeza foram recebidos por dois vereadores, expoentes da liberdade e justiça social no Brasil: Gilberto Natalini, do PV, e Eduardo Suplicy, do PT. Ambos contaram um pouco das suas histórias de vida pessoal e política e ressaltaram a importância dos profissionais da limpeza para a cidade de São Paulo;

 

Autor da lei municipal que oficializou o Dia do Trabalhador do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo (16 de maio), Natalini, que é médico cirurgião, contou que iniciou a sua militância nos movimentos populares em 1975. Além de político, ele atende gratuitamente no Ambulatório Médico do Centro Social Bom Jesus do Cangaíba.

 

Presidente fundador da Associação Popular de Saúde, ele também é ativista da sustentabilidade, inclusive propositor da Conferência P+L Mudanças Climáticas. Ele ressaltou que seus projetos e suas ações como cidadão e vereador da cidade. Inclusive sua luta pela valorização dos trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo.

 

Eduardo Suplicy também resumiu sua história de vida e política. Pontuou as suas ações como defensor dos direitos humanos, seus objetivos de luta através da democracia para a construção de um Brasil mais justo, em busca por igualdade de direitos e destrinchou a política municipal para a população em situação de rua. Presenteou os alunos com a 7ª edição do seu livro, “Renda de cidadania: A saída é pela porta”, com dedicatória à  Central de Cursos e alunos SIEMACO.  

 

"Achei importante, porque nós pudemos conhecer histórias de modificações políticas e sociais, das edificações e obras de arte que retratam a história da nossa cidade." disse a aluna Edinez Menezes enquanto a colega Cléia Souza completou "Foi muito legal, nós conhecemos as dependências da Câmara, além de divertido, foi importante conhecer a rotina dos vereadores e toda a história da câmara de São Paulo.

 

Todos agradeceram a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal de São Paulo, que consideram um lugar de relevância para a sociedade. William Santos, da equipe pedagógica da Central de Cursos relatou que eles não acreditavam que fosse possível ter livre acesso as áreas tão importantes para a nossa história e modificações sócio-culturais.

 

 

“Com isso, pôde-se concluir que a cada atividade extraclasse idealizada e, acima de tudo, realizada pelos professores e Siemaco, os alunos tornam-se mais independentes e ativos sócio-culturalmente. Principalmente, compreendendo que os espaços públicos são e devem ser usufruídos por eles e por toda população.”