AÇÕES SINDICAIS

Prêmio ODS Brasil-2018 reconhecerá as melhores práticas de sustentabilidade

19/06/2018

 

Após ser lançado na capital paulista, numa parceira entre a Secretaria Nacional de Articulação Social/SEGOV da Presidência da República e a UGT (União Geral dos Trabalhadores), foram abertas as inscrições para a 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil – 2018 e se estendem até o dia 16 de julho. As melhores práticas no cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável em solo brasileiro serão reconhecidas.

 

Meta a ser cumprida na Agenda 2030, das Nações Unidas (ONU),  o Prêmio irá incentivar, valorizar e dar visibilidade às ações, disseminar os ODSs, a agenda internacional de promoção da sustentabilidade e formar um banco de dados de referência. As inscrições estão abertas no site: www.odsbrasil.gov.br

 

Lançado simultaneamente em todo o Brasil, a cerimônia oficial do Prêmio ODS Brasil-2018 em São Paulo foi realizada na sede nacional da UGT, no dia 13 de junho. O Brasil é signatário da agenda 2030 e o Siemaco SP difunde e aplica os 17 ODSs. 

 

Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas até o ano de 2030. Inclusive erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis e mudanças do clima.

 

O presidente da UGT, Ricardo Patah, afirmou que a central sindical assumiu a causa, que difunde com os sindicatos afiliados. Ele pontuou a realidade brasileira, da desigualdade econômica às crises política e do emprego formal.

 

“Ao tomar consciência de cada um dos objetivos, chega-se a pensar por que a necessidade de uma estrutura tão grande, mundial, para colocá-los em prática se eles são verdades que fazem parte do nosso cotidiano e dependem de cada cidadão”, afirmou. “A erradicação da pobreza é urgente. É preciso dar um basta. Este evento marca mais uma ação em busca do que é fundamental para a UGT e para o Brasil: o povo”, concluiu.

 

O secretário adjunto da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Claudio Cavalcanti Ribeiro, resumiu a importância do Prêmio ODS Brasil -2018. Éxplicou ser parte de um Protocolo Internacional da ONU (Organização das Nações Unidas), assinado em 2015, que define uma estratégia mundial de desenvolvimento.

 

Para a coordenadora da Jornada 2030 e do Comitê de Sustentabilidade da UGT, Cristina Palmieri, o compartilhamento de ideias e ações práticas e de divulgação dos ODSs são fundamentais. O que inclui governos, empresas, escolas, sindicatos e sociedade. Para ela, o prêmio será um catalisador de todo o processo.

 

Como se inscrever:

 

Poderão se inscrever ao Prêmio ODS Brasil – 2018 todas as iniciativas que estão sendo praticadas a partir das diretrizes dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Categorias:

1-    Governos – Estados e Municípios;

2-    Empresas – setor produtivo;

3-    Organizações sem fins lucrativos – 3º Setor;

4-    Organizações de Ensino e Pesquisa.

 

Importante: as atividades devem estar sendo praticadas, pois não serão aceitos projetos.

 

Inscrições no site:

www.odsbrasil.gov.br.

 

 

 

 

Categorizado em: Ações Sindicais,