AÇÕES SINDICAIS

Projeto Mentoria Roberto Santiago leva palestra sobre DST/Aids para comunidade

09/07/2018

Alunos dos cursos de Agropecuária e Panificação, assistidos Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, assistiram à palestra e tiraram dúvidas sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), na manhã de quarta-feira (4). Numa parceria com o Projeto Mentoria Roberto Santiago e o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (Cedesp), jovens e adultos entre 15 e 59 anos discutiram abertamente sobre os riscos do sexo inseguro e a responsabilidade da manutenção da saúde como forma de amor.

Convidada pelo Técnico Social Douglas Alves de Souza, que responde pelas atividades pedagógicas e sociais do Projeto Tabor, a diretora do Siemaco, Silvana Souza, levou a ação sindical à região de São Mateus. Silvana contou sobre o sindicato,  as ações do sindicato-cidadão, o Projeto Mentoria Roberto Santiago e, como usualmente acontece, identificou trabalhadores e ex-trabalhadores do segmento da limpeza na plateia.

"O objetivo deste encontro é gerar reflexão através da informação aos nossos alunos, que vivem em situação de vulnerabilidade", argumentou Douglas.  Para ele, a parceria com o sindicato é bem-vinda e promissora, inclusive para, quem sabe, criar possibilidades de geração de emprego formal para os alunos.

"Eu gostei muito. Pensei que as pessoas fossem ficar envergonhadas, mas aprendemos muito hoje, disse Juliana Martins de Sousa. Aos 29 anos, ela trabalhou como varredora na empresa Soma durante um ano (Alojamento São Mateus). Contando que foi sócia do SIemaco e que participou de encontros do Dia da Mulher, hoje estuda  agropecuária, aproveitando a oporutnidade oferecida gratuitamente. Confessa, entretanto, que gostaria de voltar a trabalhadr na Limpeza Urbana.