AÇÕES SINDICAIS

Trabalhadores concluem os estudos graças ao incentivo dos sindicatos dos trabalhadores e patronal

15/07/2018



Oitenta e um trabalhadores das empresas do segmento da limpeza concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, no curso de Educação Continuada, e receberam os seus diplomas, na quinta-feira (12). Pela primeira vez, a solenidade de formatura aconteceu no Auditório do Siemaco.

"Fomos teimosos e hoje deixamos uma lição: é necessário acreditar!", discursou o orador da turma, José de Souza Pedrão, recebendo o aplauso dos formandos. A paraninfana, professora Camila Tibério, emocionou os colegas ao dizer que mais do que entregar os certificados de conclusão de curso para os alunos, eles compartilharam "experiências de vida".

A coordenadora pedagógica, Roberta Butolo, resumiu que a busca pelo saber acontece com a troca de construções coletivas, são sustentadas por desafios e resultam em valores construídos por pessoas. Participaram da solenidade os alunos dos Núcleos Capão Redondo, Consolação, Jabaquara e Marechal (turmas da tarde, noite e sábado).

Os coletores da Loga (Garagem Vila Maria) Josuelton Oliveira Freitas, Manoel Azevedo Siqueira e José Aparecido dos Santos não cabiam em si de alegria e orgulho. "Estou me sentindo ótimo", disse o primeiro, enquanto Manoel afirmou: "é uma conquista nossa!". Os dois completaram o ensino médio.

José Aparecido dos Santos, que pouco sabia escrever e tinha dificuldades em ler, hoje domina escrita e leitura. Depois de completar o ensino fundamental, ele quer continuar a estudar para aprender mais.

Referência para todos, a auxiliar de limpeza Lindaura Rodrigues festejava vitória dupla. No início do ano ela conquistou uma vaga no curso de Assistente Social e está prestes a iniciar o segundo semestre da faculdade. "Tenho excelentes notas", contou.

Após um período fora da escola, Lindaura recomeçou a estudar em 2014. Primeiro, num reforço ao ensino fundamental, porque tinha dificuldades com a Matemática, e seguiu com o Ensino Médio. Em 2017 teve um ótimo desempenho no Enem, o que gerou uma bolsa de estudos para o curso ssuperior.

"Eu devo muito aos professores ", disse lembrando com carinho especial da primeira delas, a professora Amanda. Ela me incentivou muito, na época.  

Parceria entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores beneficia o crescimento pessoal e profissional

Resultado da parceria entre o Siemaco-SP com o Seac-SP, que há 11 anos mantém salas de aula para adultos na sede e subsede do sindicato dos trabalhadores, em estações do Metrô e nas garagens de empresas da Limpeza Urbana, o curso de Educação Continuada conta com a estrutura necessária, com horários alternativos, para os trabalhadores possam retomarem os estudos. O direcionamento do corpo docente e o conteúdo pedagógico é direcionado aos adultos, que assumem um compromisso nada fácil de se alcançar pela rotina dura de aliar as atividades profissionais, vida familiar com a rotina do aprendizado.

"A base para uma sociedade justa é a educação. Vocês são exemplos para os seus filhos e netos por recuperarem algo que não conseguiram no passado", disse o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira. Afirmou que apesar dos ataques sofridos pelos sindicatos, o Siemaco e Seac estão cumprindo com a sua obrigação: proporcionando uma vida um pouco mais digna para os trabalhadores da categoria .

"Há 11 anos tivemos uma ideia boa e o tempo é o senhor da verdade, disse o diretor do Seac, Luiz Luzzi. Para ele, o aprendizado formal melhora as condições do trabalhador, que tem melhores oportunidades de emprego. "Gente como vocês vão salvar o país", enfatizou. Depois, orgulhoso, anunciou que em breve será inaugurada mais uma sala de aula para destinada aos profissionais do Asseio e Conservçaão, na Estação Oratório, do Metrô.

Como bem disse o mestre de cerimônias, professor William, a formatura encerra um ciclo virtuoso,  conquistado  com "empenho, compromisso e dedicação" de todos os envolvidos. Parabéns aos formandos e seus familiares, que acompanharam a luta com apoio e a vitória com orgulho, 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorizado em: Ações Sindicais,