AÇÕES SINDICAIS

A Central de Vagas do Siemaco é referência na geração de empregos

27/07/2018

Um serviço prestado ao trabalhador em situação de desemprego, a Central de Vagas do Siemaco é a esperança de milhares de pessoas que buscam uma vaga no mercado formal de trabalho. Apenas no primeiro semestre do ano foram atendidas 2576 pessoas. Todas são cadastrados e orientados.

Diariamente, dezenas de homens e mulheres, de todas as idades, procuram o sindicato em busca de uma oportunidade.Muitos voltam à Central de Vagas para receber a carta de encaminhamento para entrevistas ou, mais tarde, para participarem da integração realizada pela contratante no ambiente sindical.

Em dias de seleção, por outro lado, é comum ver a movimentação de candidatos que participam do processo seletivo em pleno sindicato. O Siemaco oferece toda a estrutura para que o atendimento aconteça, pelas equipes de Recursos Humanos e Seleção das empresas parceiras.

“No segmento da limpeza a rotatividade grande, e o Siemaco acredita no atendimento integral ao trabalhador, reintegrando-os no mercado de trabalho”, explica a diretora que responde pela Central de Vagas, Márcia Adão. Explica que o serviço também dá oportunidades aos desempregados em geral, pois a área da limpeza costuma ser uma porta de entrada para o mercado formal, sendo um dos mais acessíveis para os diferentes perfis profissionais.

Onde o emprego acontece

Entre janeiro a junho, 2822 pessoas foram cadastradas pela Central de Vagas do Siemaco e a taxa de ocupação no semestre foi de 12,2%. Num país que soma 36 milhões de pessoas em situação de desemprego, subemprego ou desalento (trabalhadores que desistiram de procurar emprego) cada vaga ocupada é celebrada pela equipe da Central de Vagas, do Siemaco e principalmente pelos profissionais

Apenas no primeiro semestre deste ano, 345 profissionais conseguiram recolocação graças à atuação do Siemaco.  Trinta empresas acreditaram na Central de Vagas para contratar os seus colaboradores e apenas uma delas, a GiimaConseco, contratou 122 profissionais para funções do Asseio e Conservação.

Curiosamente, janeiro de 2018 foi um ano bom em contratações. Setenta e nove trabalhadores tiveram as suas carteiras assinada no primeiro mês do ano, que costuma ser mais fraco em admissões. Fevereiro, no entanto, foi um mês atípico, com apenas sete contratações.

Perfil dos candidatos:

Asmulheres são a maioria entre oscandidatos: 1712 contra 1110 homens; a maior parte deles(1060) tem idade entre 36 e 49 anos e a maioria reside na região Leste (1347). Foram atendidos candidatos de toda capital (regiões central, norte, sul, oeste e leste), além de uma minoria vindadas cidades de Guarulhos e do ABC Paulista.

Dentre as funçõesoferecidas,1455 entre as vagas preenchidas foram de Auxiliar de Limpeza e 533 de Portaria/Controladoria de Acesso. Foram absorvidas no mercado formal profissionais de copa, limpeza de Vidro, recepção, jardineiro, encarregados e coletores. Também houve procura de áreas afins, como motorista, doméstica, manutenção, vigilante e 49 jovens buscaram o primeiro emprego.

A Central de Vagas identifica o nível de escolaridade dos candidatos, estado civil, filiação, condições de moradia e até mesmo informações de estrangeiros. Informações que ajudam a direcionar o trabalho de captação de vagas, buscando aumentar a empregabilidade.

No decorrer do ano anterior (2017) foram atendidos 6609 desempregados e realizados 5632 atendimentos telefônicos, direcionando os candidatos às vagas. Destes, 2338 foram selecionados e 678 aprovados.

Como é tendência em 2018, quase o dobro das pessoas que procuraram a Central de Vagas do Siemaco é feminina (4155 mulheres e 2454 homens), a maioria residente na Zona Leste (3925) com ensino fundamental completo (3582). A maioria depende do salário para pagar aluguel (3550) e 562 residem em associações.

Serviços Integrados

Cada dia mais as empresas estão exigindo qualificação dos trabalhadores. Como o perfil da maioria dos candidatos está aquém do desejado, pelo empregador, o Siemaco mantém serviços complementares e integrados para viabilizar a capacitação.

A Central de Vagas trabalha em conjunto com a Central de Cursos, que garante educação continuada e capacitação profissional. “Nós oferecemos todos os recursos necessários para aumentar as condições profissionais e sociais dos trabalhadores em situação de desemprego entrar no mercado formal de trabalho e desenvolvimento daqueles que querem ascender na carreira”, disse Márcia que, através da Secretaria da Mulher também oferece amparo para mulheres em situação de risco.

O Siemaco agradece às empresas parceiras

No ano passado, 65 empresas ofereceram as vagas ou realizaram o processo seletivo em parceria com o Siemaco enquanto no primeiro semestre deste ano foram 31. São ElasAmixxam,Aster, ATS, Bells, Branco Branco, Bollimp.Celffort, Dom Pedro, Dotseg, GuimaConseco, Happy 18,Heros, Interativa, Muralha, Officiac, Oikos, Paula Paisagismo, Paineiras, PrecleanRadial,RST2,  Safira, Sami, Semente Garden, Setta, Setter, Sindcont, Sodexo,  Tejofran, TK3,  Única Corp.

As equipes de Recursos Humanos e associações que quiserem fazer parcerias com a Central de Vagas do Siemaco devem entrar em contato com a Central de Vagas através do email:verônica@siemaco.com.br ou pelo telefone 11-38216444 / 94119 3900

Os candidatos às vagas devem comparecer ao sindicato com os documentos:

RG / CPF / Título de Eleitor / Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.

 

 

 

        

 

 

Categorizado em: Ações Sindicais, Mulher,