AÇÕES SINDICAIS

Aprendendo sobre saúde emocional no ambiente laboral

08/08/2018

Além de capacitar para a profissão de Limpeza Profissional, o Siemaco e a Abecam (Associação Brasileira das Empresas de Conservação Ambiental), através do Projeto Mentoria Semaco-Femaco, levou informações sobre Saúde Emocional para a sala de aula, na terça-feira (7). Ao palestrar sobre o tema, Regina Moreira mostrou que manter pensamentos saudáveis é tão importante quanto executar bem as tarefas e cumprir as regras do empregador e cliente. Tanto profissional quanto pessoalmente.

A partir da definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), a consultora sindical e especialista em relações institucionais enfatizou que saúde não ser resume na ausência de doenças, mas implica no bem-estar completo (biológico, psíquico e social) do indivíduo. “Não estarmos adoecidos corporalmente não quer dizer que estamos saudáveis”, alertou.

Para ajudar na identificação, ela listou alguns dentre os sintomas de alertas que precisam ser identificados. Entre eles: ansiedade, excesso de nervosismo, insônia, irritabilidade, mau humor, pessimismo, relações conflituosas (em caso ou no ambiente de trabalho). Sintomas que, associados, demonstram um adoecimento emocional.

Durante pouco mais de meia hora, através de exercícios práticos, ela orientou os trabalhadores a controlar o pensar. “Os pensamentos positivos liberam o hormônio do bem-estar (ocitocina) enquanto pensamentos que remetem à violência liberam adrenalina (estado de alerta). O nosso organismo reage na medida em que temos pensamentos positivas ou negativos”, orientou Regina.

“É preciso buscar a qualidade dos pensamentos e cultivar a qualidade nos relacionamentos”, orientou Regina. Explicando que medicina psicossomática comprovou que ”maus pensamentos ou pensamentos ruins geram sentimentos negativos", alertou que a frequência e repetição desse padrão causa doenças no organismo (físicas).

Acompanhada pela diretora sindical Andrea Ferreira (Ferreirinha), Regina falou aos trabalhadores no intervalo do curso Limpeza Profissional - Definição, Conceitos, Noções Básicas e Produtos Químicos, ministrado por Leia e Sílvio Guerreiro. As empresas que se interessarem em levar a palestra para seus colaboradores podem entrar em contato com o Siemaco e Femaco através do whatsapp/celular:  11 99837 3159.