AÇÕES SINDICAIS

Aprendendo a empreender com o Siemaco

20/08/2018

Os alunos dos cursos de Panificação e Agropecuária do Projeto Tabor (Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto) mostraram que também têm interesse em empreender, durante o encontro com o sindicato, na quinta-feira (16). Programada pela diretora Silvana Souza, a ação sindical integra o Projeto Mentoria Siemaco-Femaco e deve ser replicada a pedido dos alunos.

Durante encontro com duas turmas de estudantes, nas faixas etária dos 16 aos 60 anos, a empresária Clarísia Viscardi Ramos garantiu que sempre há uma oportunidade para iniciar um negócio. Alertou, entretanto, que é preciso atenção aos detalhes. "O sucesso está dentro de cada um", afirmou.

A palestrante mostrou a importância de valores como confiança, autonomia, criatividade, disciplina, trabalho em equipe, liderança entre outros. "Empreender implica num novo olhar", disse provocando os estudantes com a pergunta: como você vai estar daqui cinco anos? 

Estabelecendo metas

Ao levar os alunos a pensar num negócio, Clarisia explicou que mesmo as ideias mais simples, como por exemplo fazer o pão em casa e vender para a vizinhança, pode ser  um negócio lucrativo. Para isso, orientou ser preciso buscar o máximo de informações sobre o produto e potenciais clientes. estabelecer metas, planejar e monitorar o negócio.

Depois, ensinou ferramentas para programar tabelas de custos, mensurar o valor da mão de obra e estabelecer a margem de lucro. Salientou, entretanto, que tudo começa com uma boa ideia. "É preciso acreditar no potencial e buscar a realização de sonhos."

Interesse em empreender

Animadas com as lições aprendidas, as alunas Aline e Akira disseram que sempre aprendem algo novo quando o Siemaco leva palestras ou promove atividades na comunidade. Flávia pediu para Clarísia voltar, para dar mais detalhes sobre empreendedorismo e, principalmente, ensinar mais sobre margem e cálculo de lucros. Roseneide abriu mão do horário do almoço para tirar dúvidas, após o término do encontro

Apesar da pouca idade, Ewerton, que cursa Agropecuária, já fez curso de cabelereiro e atualmente trabalha em feira-livre. Ele está em dúvida sobre que carreira irá seguir, o que é normal para um adolescente. Contou que a mãe trabalha na limpeza, atividade que ele considera a mais pesada e difícil de todas, e que ela ainda arruma tempo para vender tortas e bolos para complementar a renda familiar. 

Técnico em informática, Jeferson já trabalhou no Asseio e Conservação, na manutenção de ambientes. Em situação de desemprego, recorreu à ONG para aprender a fazer pães enquanto aguarda uma oportunidade para retornar ao mercado formal de trabalho.

"O Siemaco desenvolve atividades voltadas para as comunidades, através do sindicato-cidadão. Estaremos em todos os lugares onde os trabalhadores estão, gerando conhecimento, educação e estimulando a empregabilidade", finalizou Silvana.

Dicas para quem quer empreender

Empreendedor é uma pessoa que  busca algo novo, diferente no mercado ou tem um olhar diferente para algo. 

Características do empreendedor:

- Tem iniciativa;

- Busca oportunidades;

- É comprometido;

- Corre riscos calculados;

- Tem autoconhecimento;

- Preza a qualidade e eficiência;

- Estuda, estabelece metas e cultiva networking;

- Aprende a dizer não;

-Acredita nos própios sonhos.

 

 

 

 

 

 

Categorizado em: Siemaco em Gestão,