AÇÕES SINDICAIS

Visitar Museus é validar a importância da nossa história

04/09/2018

Num momento em que a sociedade brasileira está de luto pela perda de um de seus maiores patrimônios, o Museu Nacional, que foi destruído no domingo (2) após incêndio, no Rio de Janeiro, os alunos da Central de Cursos do Siemaco são testemunhas da importância de um acervo cultural. Dias antes, eles tiveram aula aberta em pleno Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A última aula do mês de agosto levou os trabalhadores do curso de Educação Continuada a imergir no mundo das artes, que retrata a cultura, história, economia e hábitos sociais de uma época. Muito mais do que espaço público de lazer e resgate histórico, o Museu de Arte Sacra é fonte de pesquisa e responde pela restauração e preservação de obras de arte.

“Visitar um museu e demais espaços culturais é uma atividade agregadora e uma agradável forma de aprender sobre a identidade de um povo, além de estabelecer pontes entre outras culturas”, enfatizou o professor William, que integra a equipe da Central de Cursos. Os alunos, independentemente de suas religiões, ficaram encantados com a beleza do lugar e importância da arte sacra.

Descobrindo o mundo através de um Museu

Localizado no centro histórico da capital paulista, o Museu de Arte Sacra é mantido através de parceria firmada entre a Arquidiocese de São Paulo e o governo do Estado. Ele preserva importante acerto cultural sacro que abrange o Brasil Colônia à atualidade.

Entre imagens de santos, quadros temáticos e objetos, as cercanias do museu são um atrativo a mais. Dos jardins e suas árvores centenárias ao Mosteiro da Luz, localizado na ala direita. O Museu de Arte Sacra foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943.

Saiba mais em:

http://www.museuartesacra.org.br/pt/