AÇÕES SINDICAIS

Sindicalistas gaúchos se inspiram na experiência dos colegas de São Paulo em relação ao Trabalhador com Deficiência

18/09/2018

A diretora do Siemaco, Silvana Souza, acompanhada pela Secretária Nacional-Adjunta de Política Sociais da UGT, Cremilda Bastos Cravo, levaram a causa da inclusão do Trabalhador com Deficiência para os ugetistas gaúchos. No sábado (15), elas organizaram um café sensorial e depois uma sensibilização às escuras, permitindo aos colegas vivenciarem um pouco do universo da Pessoa com Deficiência.

“Após a experiência do café sensorial, 80% dentre os diretores sindicais participantes vieram nos procurar, testemunhando a importância da experiência vivida”, contou Silvana.  Principalmente, "nos motivaram a continuar o trabalho pela inclusão por todo o país, justificando que até então não tinham noção da importância da acessibilidade”.

A atividade aconteceu durante a VI Plenária Estadual da UGT-RS, que analisou a temática “Sindicalismo no Brasil : Perspectivas e Proposições”.  O debate sobre a Pessoa com Deficiência (PcD) somou às atividades políticas e sindicais que, durante dois dias, reuniu em Porto Alegre a liderança dos sindicatos filiados à UGT estadual.

É preciso aumentar a representação sindical

Durante a abertura da Plenária, o presidente da UGT-RS, Norton Jubelli, defendeu uma ação pela eleição de políticos vinculados á bancada sindical. “Temos de deixar a retórica e partir para a prática, Precisamos eleger representantes verdadeiramente identificados com as pautas trabalhistas”, discursou.

O presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah,  destacou a importância do movimento sindical para a geração de empregos. Exemplificando, ele mostrou o vídeo do mutirão realizado em parceria com o Sindicato dos Comerciários, que gerou filas quilométricas na região central de São Paulo. Pessoas em Situação de Desemprego que buscavam uma das quatro mil vagas oferecidas.

Silvana e Cremilda agradeceram especialmente ao presidente Norton pela oportunidade da difusão da causa PcD, ao tesoureiro da UGT Sérgio Neves pelo convite e`à Presidente do Sindicato dos Comerciários local, Orildes Maria Lottice. Finalizou lembrando que mais do que ajudar no cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, lembrou que garantir o acesso ao emprego formal é uma atitude cidadã.