AÇÕES SINDICAIS

Siemaco e Seac apoiam realização da Cartilha Atitude pela Inclusão do Trabalhador com Deficiência

18/09/2018

Numa cerimônia festiva e cheia de significados foi lançada, na terça-feira (18), a cartilha Atitude! Qual é a Tua? voltada para a inclusão do Trabalhador com Deficiência no mercado formal de trabalho. Pensada a partir da prática conjunta, por representantes do movimento sindical e instituições, sob coordenação do Espaço da Cidadania, a construção do conteúdo e produção gráfica contou com o apoio dos Siemaco e do Seac (Sindicato das Emrpesas de Asseio e Conservação).

Abrindo o “Encontro sobre atitude de boas práticas para a Inclusão de trabalhadores com Deficiência”, o anfitrião, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, falou do compromisso do movimento sindical em defesa da inclusão e do Trabalho Decente para todos. O Auditor Fiscal e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência em São Paulo, José Carlos do Carma (Kal), enfatizou a importância da Cartilha, que foi pensada para ser uma ferramenta no trabalho sindical e a Coordenadora nacional da Coorigualdade, Valdirene Assis, participou virtualmente, quando lembrou a posição do Ministério Público do Trabalho na luta contra a discriminação no ambiente laboral.

O cartunista Ricardo Ferraz, autor das ilustrações que integram a Cartilha expôs parte da obra e autografou a cartilhas para os convidados durante a exposição "Visão e Revisão, conceito e Pré-Conceito", Entre eles, a diretora do Siemaco, Silvana Souza, que representou a diretoria dos sindicatos dos trabalhadores e patronal no evento.

“Incluir é profissional com deficiência é uma atitude cidadã, que deve somar o trabalho dos sindicatos, empresas e sociedade”, disse Silvana. Segundo ela, a Cartilha foi desenvolvida numa linguagem simples, que facilitará a compreensão do conteúdo por todos os envolvidos, principalmente os trabalhadores.