AÇÕES SINDICAIS

Convidados com deficiência de Piracicaba participam do Café Sensorial promovido pelos sindicatos

24/09/2018

Uma parceria constante entre o Siemaco e ao Sindicato dos Comerciários, voltada para a inclusão da Pessoa com Deficiência, tem ultrapassado as fronteiras paulitanas. Na quarta-feira (19), a experiência do "Café Sensorial" foi levada para a cidade de Piracicaba, no interior do Estado.

 

Desta vez, a ação sindical foi realizada principalmente com pessoas com deficiência visual ou baixa visão, que somaram 80% dentre os participantes. O que tornou a experiência ainda mais motivadora para que as diretoras sindicais Silvana Souza, do Siemaco, e Cremilda Bastos Cravo, dos Comerciários.

 

Os convidados foram instigados a simular formas diferentes de deficiências, como restrição de mobilidade, tornando a experiência rica em vivências. Sobretudo, levando os convidados a se colocar no lugar de outra Pessoa com Deficiência. 

 

“Cada encontro é um novo aprendizado, quando eu percebo que apesar de sermos todos iguais, como indivíduos, temos características pessoais e limitações distintas”, analisou Silvana. Por isso, é tão importante partilharmos as informações aprendidas”, completou, taxativa.

 

O encontro aconteceu a partir do convite formulado pelo Presidente da Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência de Piracicaba, Francisco Cancelliero, integrando a programação da "Semana de Luta da Pessoa com Deficiência". Participaram da atividade a coordenadora da Associação, Andrea Cancilieri Almeida e a secretária executiva do conselho (Condef), Samaris Alves entre outras.