AÇÕES SINDICAIS

Abrindo as atividades do mês das crianças, creche do Siemaco recebe educadoras da Casa-Museu Mário de Andrade

30/09/2018

Na vanguarda do sindicalismo, o Siemaco estende o que há de melhor em direitos, benefícios, cultura e educação para a família trabalhadora. Por isso, há dos anos lançamos o Projeto Ocupação Cultural, em parceria com a rede de Museus-casas Literários de São Paulo. Inúmeras atividades foram realizadas desde então com os trabalhadores, alunos da Central de Cursos, estrangeiros e como Profissionais com Deficiência.

Na sexta-feira (28), as educadoras da Casa Mário de Andrade estiveram na creche mantida pelo sindicato, o Centro de Convivência Infantil "Aida Visconde Bastos” levando o universo Modernista do escritor Mário de Andrade. Há um ano, as crianças estiveram na Casa Guilherme de Almeida, na sala Cinematógrafos.

O universo lúdico de um modernista eclético

As educadoras adaptaram um pouco da história e obra de Mário de Andrade para o universo infantil. Foram mostrados detalhes sobre o escritor, sua personalidade e vida intensa em saberes e relacionamentos. As crianças, depois, falaram o que acharam do escritor e fizeram desenhos com as suas impressões sobre ele.

“Foi ótimo, todos adoramos. Estamos planejamento, para o próximo ano letivo, atividades mensais”, contou a diretora-pedagógica da creche, Gisele Maria Leite. “A interação entre os alunos, professoras da creche e educadora da casa museu foi muito positiva”, completou.

Tradição e curiosidade num universo eclético

Curioso por natureza, Mário de Andrade também foi bom de prosa. Ele preservava o convívio íntimo com a família ao mesmo tempo em que era uma escritor assíduo de cartas para os amigos. Gostava de arte, música, fotografia e literatura.

Não é a toa que as crianças, de 3 anos e meio a cinco, se encantaram com o autor de “Macunaíma”: personagem que ficou conhecido na literatura mundial como “o herói sem caráter”. O livro conta a história do Brasil pela vertente Modernista.

A casa onde morou, localizada na vizinhança da sede do Siemaco, preserva os seus pertences pessoais e um valioso acervo em obras de arte. É aberta a exposição, com intensa programação cultural e educativa.

Conheça mais em:

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda

Aberta de terça a domingo, 10 às 18hs

http://www.casamariodeandrade.org.br/