AÇÕES SINDICAIS

Trabalhadores da Linha Verde do Metrô elegem novo quadro da CIPA, com apoio do Siemaco-SP

10/10/2018

Na última terça-feira (09/10), o SIEMACO São Paulo acompanhou a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dos trabalhadores e trabalhadoras da Linha Verde do Metrô. Foram três turnos (manhã, tarde e noite) de reuniões entre os 200 funcionários votantes da empresa Centro/Onet. Os assessores da equipe de Transportes, liderados pelo diretor Nilson Ferreira (Kbeça), foram os responsáveis pela organização.

Após o processo cehgar a oito trabalhadores que ficaram entre os finalistas, a encarregada diurna Silvania Barros foi a escolhida, alcançando 29 votos válidos."Essa eleição é de extrema importância, pois define que serão os chamados 'cipeiros', responsáveis pela prevenção de acidentes e que tem a importante missão de acompanhar reuniões e definições internas, no ambiente de trabalho, que visam proteger a saúde dos companheiros e companheiras. Nossa equipe acompanhou todo o processo, que foi bem positivo. Parabéns para a Silvania Barros", comentou Nilson.

Como funciona a CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

As empresas devem constituir a CIPA nos estabelecimentos que se enquadrem no Quadro I da Norma Regulamentadora (NR) 05, de acordo com a atividade econômica e o número de empregados.

 

  

 

  

 

Categorizado em: Ações Sindicais,