AÇÕES SINDICAIS

Programa Trabalho Novo dá nova chance para pessoas vulneráveis na Limpeza Urbana

26/10/2018



Uma nova chance para quem mais precisa. Com essa ideia o Siemaco São Paulo participou, na manhã desta quinta-feira (25/10), do evento oficial que contratou 28 imigrantes venezuelanos para a Limpeza Urbana da capital. A empresa Trevo Ambiental, representada pelo diretor Joao Carlos David, recebeu os novos trabalhadores, atendendo ao programa Trabalho Novo, da Prefeitura Municipal, que oferece vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade social. No local, estavam o diretor João Capana, representando o sindicato, o prefeito Bruno Covas (PSDB), entre outros dirigentes.

Os venezuelanos irão atuar na região das seis Subprefeituras atendidas pela Trevo (Vila Maria/Vila Guilherme, Freguesia do Ó/Brasilândia, Santana/Tucuruvi, Casa Verde, Jaçanã/Tremembé e Penha), e já começam os serviços em novembro, assim que o processo de admissão for concluído. Eles terão todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de todos os benefícios conquistados pelo Siemaco na Convenção Coletiva da categoria -- vale refeição, seguro de vida, convênio médico e odontológico etc.

“Essa foi uma iniciativa que veio da empresa e nós, junto com a prefeitura, abraçamos. Ficamos muito realizados em ver o olhar dessas pessoas, os venezuelanos de recomeço e oportunidade de começar vida nova”, disse Capana.

Para o dirigente sindical, essa ação mostra o quanto a Limpeza Urbana é acolhedora.  “Já recebemos haitianos e africanos, agora são nossos vizinhos da Venezuela. Vamos ajudá-los, dar esperança e uma oportunidade de mudar a vida deles”, avalia o diretor do Siemaco, que acrescentou dizendo que o sindicato irá proporcionar aulas de português gratuitas aos novos trabalhadores.

“Este é um programa que começou específico para a população em situação de rua e que foi ampliado para outras categorias, como o caso dos refugiados. É a cidade contribuindo, fazendo a sua parte com as pessoas que escolheram o Brasil como casa, por conta da situação que a Venezuela se encontra”, afirmou Bruno Covas.

Para umas das novas contratadas, Angela Regalado, a emoção de poder recomeçar é indescritível. “Cheguei no Brasil há dois meses e fico muito agradecida por esta oportunidade. Todo esse carinho que recebo aqui me dá forças para trabalhar”, disse.

 

Importância dos serviços do sindicato

Aulas de português, cursos profissionalizantes, atendimento médico e odontológico, creche, equipamentos de lazer (duas colônias de férias) e apoio jurídico são algumas das benesses que o Siemaco São Paulo proporciona para seus filiados. João Capana reforça que para esses estrangeiros, toda essa infraestrutura é ainda mais importante. “Por não serem brasileiros, eles não têm acesso ou conhecimento para entrar em nosso sistema de saúde, bem como utilizar equipamentos educacionais públicos. Por isso, abrirmos as portas para eles, inclusive como novos filiados do sindicato, faz toda a diferença para terem uma melhor qualidade de vida”, finalizou.

O processo seletivo está em andamento e a parceria com a Trevo Ambiental prevê a realização de novas contratações.

  

                                     

 

Categorizado em: Ações Sindicais,