AÇÕES SINDICAIS

Com estudo e oportunidade, trabalhadoras da varrição mudam o rumo de suas vidas

12/02/2019

De acordo com o velho ditado, "com estudo e oportunidades, a pessoas consegue novas conquistas". E essa frase vem com um exemplo dentro da Trevo Ambiental, que faz a limpeza urbana da zona Norte de São Paulo. No bairro do Parque Novo Mundo, onde fica a garagem da empresa, duas trabalhadoras da varrição conseguiram promoção interna e hoje planejam voar ainda mais alto, após passarem por um processo seletivo disputado.

Um desses casos vem da jovem Jéssica Domingos, de  28 anos, que desde o ano passado trabalha como auxiliar técnica em Segurança do Trabalho no local. "Eu trabalhava na varrição e decidi fazer o curso técnico para entender um pouco mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual, o porquê de usá-los, qual a necessidade de varrer sempre no contra fluxo da via e tantas outras regras que temos que seguir", explica. 

A trabalhadora diz que o desconto oferecido pelo Siemaco São Paulo em convênios com Cursos Tecnicos a ajudou a ir atrás da vaga. "Eu sabia que sindicalizado tinha 40% de desconto e fui atrás disso. Aí fiz uma prova e consegui uma bolsa ainda maior, de 60%. Com muito esforço, completei o um ano e seis meses de especialização."

E essa curiosidade mudou a vida de Jéssica, que, após se especializar, decidiu seguir na carreira técnica e tentar uma vaga na área, chegando ao conhecimento do engenheiro da Adriano Guedes, responsável pela Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Trevo Ambiental, que a convidou para participar de um processo seltivo interno. "Eram oito candidatos, mas Jéssica se sobressaiu pela sua força de vontade. No dia a dia vemos que ela tem responsabilidade, proatividade e quer crescer", avalia.

Dentro da mesma empresa, uma história parecida vem a auxiliar administrativa Rosimeire Silva, de 37 anos, que também saiu da varrição para concorrer com mais 20 pessoas para uma vaga interna na Trevo, conseguindo com sucesso o novo emprego. "Já estou há oito meses nesse trabalho e adoro o que faço. Eu já trabalhei em escritório contábil e acho que isso me ajudou, os estudos fizeram diferença na minha vida", diz.

A chefe de Recursos Humanos da empresa, Mariângela Fusco, explica que a promoção interna de funcionários foi uma de suas prioridades, superando as expectativas. "Rosimeire é uma ótima auxiliar, já trabalhou na varrição e sabe dar valor aos nossos trabalhadores. Ela e a Jéssica são exemplos dessa modificação que quis fazer: trazer talentos da própria empresa paga preencher vagas. E deu certo, vamos continuar."

Cursos gratuitos no Siemaco SP

O Siemaco São Paulo possui uma Central de Cursos para trabalhadores que queiram aprender novas línguas, atualizar o currículo (inglês e informática), fazer cursos profissionalizantes em nove modalidades ou terminar os estudos, na Educação Continuada (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e preparatório para o ENEM).

Roberta Butolo, coordenadora da Central de Cursos, explica que as vagas em todas as áreas são limitadas e que a Educação Continuada, uma parceria com o Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação (SEAC) e empresas de limpeza urbana. "Desde a alfabetização para adultos, até a preparação para o vestibular, temos estrutura para atender os trabalhadores, tudo certificado pela Rede Oficial de Ensino. Nos cursos profissionalizantes, temos um ótimo retorno de pessoas que subiram de carreira na empresa ou conseguiram outro emprego", explica 

As aulas são gratuitas para todos os trabalhadores da Limpeza Urbana e do Asseio e Conservação da cidade de São Paulo, que são representados pelo Siemaco SP. Para mais informações, ligue: SIemaco SP - Sede (11) 3821-6444 ou Siemaco SP Subsede - (11) 5525-5880.

 

  

                                                  

Categorizado em: Ações Sindicais,