AÇÕES SINDICAIS

Inclusão e trabalho em conjunto marcam visita de membro da OIT no Brasil, com apoio do Siemaco SP

11/03/2019

Na manhã do último domingo (10), alguns parceiros do Espaço da Cidadania, onde são desenvolvidas ações para Inclusão da Pessoa com Deficiência, se reuniram na sede da organização, em Osasco, grande São Paulo, para receber diretamente da Suíça, Faustina Van Aperen, dirigente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No local, houve uma conversa informal com vários representantes de entidades, inclusive a diretora do Siemaco São Paulo, Silvana Souza, que representou o sindicato, apoiador deste tipo de iniciativa.

 

Faustina parabenizou o Espaço da Cidadania pelo excelente trabalho que desenvolve no local. "Este espaço mostra a importância de trabalharmos juntos e com um único objetivo, a inclusão. As entidades sindicais são o centro da inclusão no mercado de trabalho e diversos sindicatos em outros países estão desenvolvendo trabalhos deste tipo", afirma.

 

"Em nosso grupo estão sindicatos, empresas, ONGs, consultores etc. Todos juntos e misturados é o que faz a inclusão acontecer", diz Carlos Aparício Clemente, diretor do sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço da Cidadania.

 

Para Silvana, é uma relação de troca e aprendizado constantes. "Aprendi com Antônio Carlos Barqueiro, Diretor de Relações Institucionais Laramara [Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual], que o mais importante para entender a importância do espaço de deslocamento para cadeirantes, as rampas de acesso e sinalização tátil é você se colocar no lugar do outro e apenas perguntar: você precisa de ajuda?", argumenta.

 

Siemaco SP participa de diversas ações inclusivas

O Siemaco São Paulo apoia e incentiva ações inclusivas em diversas áreas da sociedade, como o  Dia D, Contrata SP, Aniversário da Lei de Cotas, bem como participa ativamente do desenvolvimento da cartilha “Inclusão é Atitude! Qual é a Sua?", junto à Câmara Paulista de Inclusão. "Realizamos algumas ações com as empresas do nosso segmento e em parceria com sindicatos patronal, sindicatos dos trabalhadores e ONGs e empresas, com palestras, encontros, café sensorial, sensibilização às escuras e mutirão de emprego", completa Silvana.

 

 

  

                                              

 

Categorizado em: Ações Sindicais,