AÇÕES SINDICAIS

Eleição histórica, com mais de mil trabalhadores, marca escolha de cipeiros na Ecourbis

03/04/2019

O Siemaco São Paulo organizou uma eleição histórica, com mais de mil trabalhadores, dentro da empresa Ecourbis, no bairro do Campo Limpo, zona Sul da capital, para definir os novos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa. O pleito ocorreu nos dias 28 e 29 de março, mas o resultado foi apresentado na última terça-feira (02/04).

A diretora do Siemaco SP, Daniela Sousa, esteve no local de votação para fazer toda a apuração e fiscalizar a lisura do processo. Em uma disputa acirrada, o trabalhador Geovane Ribeiro foi eleito o novo cipeiro, com 71 votos, seguido de Ismael Silva (65 votos), Francisco Lisboa (53 votos), Silvio Neves (52), Ademário da SIlva (50), Vando dos Santos (47), Leonardo José (46) e Elivan Chave (41), todos compondo como titulares da CIPA.

"Ficamos felizes com a participação maciça dos trabalhadores e trabalhadoras na votação. Isso mostra que todos têm a consciência da importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e que nosso trabalho de conscientização está surtindo efeito na categoria", disse a diretora Daniela.

Como funciona a CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

As empresas devem constituir a CIPA nos estabelecimentos que se enquadrem no Quadro I da Norma Regulamentadora (NR) 05, de acordo com a atividade econômica e o número de empregados.

 

 

  

  

 

Categorizado em: Ações Sindicais,