AÇÕES SINDICAIS

Comitê que discute Norma Regulamentadora da Limpeza Urbana no Brasil tem nova reunião em SP

26/04/2019

Desde 2010, representantes de trabalhadores da limpeza urbana almejam uma Norma Regulamentadora (NR) para nivelar todo o trabalho do setor no Brasil. Para isso, uma comissão tripartite composta de membros do patronal, laboral e governo se instaurou para discutir as possibilidades e o conteúdo do documento que pode reger a categoria em todo o território nacional. Na última semana, nos dias 24 e 25 de abril, houve mais uma reunião na FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, na cidade de São Paulo (SP), para tentar avançar nos pontos de divergência entre os porta-vozes de cada área.

 

O diretor do SIEMACO-SP, João Capana, que também é coordenador da bancada de trabalhadores no Grupo Técnico Tripartite (GTT), esteve no local juntamente com representantes do SINDEAC (Belo Horizonte-MG) e SindiLimp (Caxias do Sul-RS) para negociar com as outras frentes. "Avançamos em alguns pontos, mas ainda temos muito o que conversar. Ainda não podemos abrir exatamente tudo o que foi posto, mas estamos focados", explica.

 

Todos os sindicatos estavam falando também em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (CONASCON), fortalecendo suas vozes. "Colocamos ainda um calendário com mais quatro reuniões para levarmos adiante tudo o que foi posto", disse Capana.

 

O Ministério da Economia, que compreende a pasta do Trabalho e Previdência, também enviou representantes, bem como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e os sindicatos patronais. "A ideia é manter o diálogo com todas as áreas, para chegarmos o mais rápido possível num consenso", finalizou João Capana.

 

  

                                               

Categorizado em: Ações Sindicais,