AÇÕES SINDICAIS

Mais de 600 trabalhadores da limpeza envolvidos na eleição da CIPA na linha Vermelha do Metrô

08/05/2019

 Mais uma eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPAs) foi realizadas pela Empresa Guima Conseco e acompanhada pelo SIEMACO-SP. Os trabalhadores da Guima Conseco, alocados na Linha 3 Vermelha do Metrô, escolheram seus novos cipeiros, com o apoio e coordenação do Siemaco São Paulo, na última terça-feira (08).

Os assessores Jean Machado, Adriano Andu, Jânio Silva, Alvaro Baptista e Sérgio Marciano, da equipe do diretor Nilson Ferreira (Kbeça) -- que tamb;em acompanhou todo o processo, estiveram no local e contaram as 494 cédulas de eleição, que deram à encarregada Elka dos Santos, com 33 votos, a responsabilidade de nova cipeira do local, junto aos seus companheiros Ana Alice Ferreira (32 votos), Maria Rodrigues (25 votos), Tania Souza (24 votos), João dos Santos (24 votos), Maria Isabel de Souza (22 votos) e Maria Arlete dos Santos (21 votos).

O trabalho da eleição foi organizado pelos assessores do SIEMACO em três horários, para conseguir atender a todos os trabalhadores dos três turnos: 7h às 0h00, com a euipe sindical se revezando durante o pleito.

 

O que é CIPA?

A CIPA  é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

As empresas devem constituir a CIPA nos estabelecimentos que se enquadrem no Quadro I da Norma Regulamentadora (NR) 05, de acordo com a atividade econômica e o número de empregados.

 

 

  

  

  

 

Categorizado em: Ações Sindicais,