AÇÕES SINDICAIS

Setor Jurídico do SIEMACO-SP corrige erro do INSS e aposenta trabalhador filiado

06/08/2019

Seu Durval Coutinho, começou a viver o sonho de todo trabalhador brasileiro: se aposentar. Depois de décadas prestando serviços para a sociedade, em janeiro de 2019 o controlador de acesso (porteiro) procurou a assistência gratuita do Departamento Jurídico/Previdenciário do Siemaco São Paulo para fazer sua contagem de tempo de serviço. Depois de ser feita a análise técnica, a aposentadoria foi requerida e aprovada rapidamente. Porém, ocorreram alguns imprevistos ocasionados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), finalmente no início do mês de julho veio a boa notícia: seu processo estava concluso.

Para Márcio Matos, coordenador do Departamento Jurídico do SIEMACO-SP, é importante que a categoria busque o sindicato para saber mais sobre seus direitos de aposentadoria e para organizar toda a documentação cadastral, perante o INSS. "No caso do senhor Durval, o cadastro do INSS estava com um endereço equivocado e sua correspondência avisando da aposentadoria chegava em outra casa. Depois de três tentativas, o órgão bloqueou seu benefício por entender que ele havia falecido. Acompanhamos o trabalhador até o posto de atendimento da Previdência, onde verificou-se o erro e houve a correção de endereço, onde também fez a prova de vida e pôde finalmente descansar", explica.

"Eu não tenho o que reclamar do SIEMACO, fui muito bem recebido por uma equipe competente e com muito conhecimento. Se não fosse o departamento Jurídico do sindicato, não sei se conseguiria me aposentar com tanta agilidade", disse Durval. 

Aos 65 anos, o foco do ex-controlador de acesso é cuidar da saúde, mas também continuar aproveitando as vantagens como filiado do sindicato, de onde é sócio desde 2010. "Eu vou me curar de uma doença que fui diagnosticado, e estar aposentado me dá tranquilidade pra focar nisso. Quero descansar e curtir a vida, mas vou me manter filiado ao sindicato, pois gosto muito do serviço médico, odontológico e de toda a estrutura que me oferecem. Só tenho que agradecer ao SIEMACO por tudo que fez e faz por mim", completa. 

Trabalhadores filiados ao SIEMACO-SP têm direito a assistência jurídica (Cível, Família, Trabalhista e Previdenciária), duas colônia de férias na praia, clínicas médicas e odontológicas, cursos, descontos exclusivos em diversas instituições de ensino e locais de lazer, além de fortalecer o sindicato na luta por melhores condições de trabalho, salários e benefícios. Quer saber mais? Ligue (11) 3821-6444 e filie-se!

 

  

 

Categorizado em: Previdenciário,