AÇÕES SINDICAIS

Quase mil trabalhadores da EcoUrbis Leste elegem seus representantes da CIPA

27/09/2019

Organizar uma eleição no ambiente de trabalho não é tarefa simples, ainda mais quando envolve quase mil pessoas. Por isso, o SIEMACO São Paulo ajuda os trabalhadores da categoria a escolher, de forma democrática e aberta, os seus representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conforme foi realizada na última quinta-feira (26/09), na garagem da EcoUrbis Leste, no bairro de Itaquera.

Ao todo, 795 funcionários do local participaram do pleito, que elegeu o trabalhador Vanderlei Prates (73 votos), em primeiro lugar, seguido dos cipeiros Edvando Piaulino (72 votos), Marcos Alberto (54 votos), Jonas Peixoto (53 votos), Helionai dos Santos (48 votos), William Ramos (32 votos), Marco Antônio de Gois (29 votos) e Fernando Santos (28 votos).

Como suplentes, que substituem os cipeiros titulares, em caso de ausência, se elegeram respectivamente David Paiva, Rafael Oliveira, Glaucion Amancio, Marcio Dias, Isaque Pereira, Joilson Lopes e Edivaldo de Lima. 

Afinal, o que é a CIPA?

A CIPA nada mais é do que um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar de toda a prevenção de acidentes e de doenças no seu ambiente de trabalho.

A formação dessa comissão é obrigatória para as empresas ou instituições que podem admitir os trabalhadores, além de empregados contratados com carteira assinada. As empresas que possuem até 20 funcionários não têm a obrigação de construir um grupo de cipeiros, mas que são ainda obrigados a promover um tipo de treinamento de um funcionário elegidos para atender a todas as disposições caso elas aconteçam.