AÇÕES SINDICAIS

São Paulo inicia bloqueio de avenidas para elevar taxa de isolamento

05/05/2020

A Prefeitura de São Paulo realiza desde ontem (4) os primeiros quatro bloqueios de avenidas, programados como ação de enfrentamento à covid-19, para desestimular a população a sair de casa. A previsão era de que os fechamentos de vias ocorressem na faixa horária de 7h às 9h, mas, de acordo com Prefeitura, poderão ser ampliados nos próximos dias, caso haja melhora no índice de isolamento social no município. Neste sábado (2), o índice foi de 52%, quando o ideal é de 60% a 70%.

Nesta segunda-feira (4), os locais bloqueados foram os seguintes: Av. Moreira Guimarães (B/C) x Av. Miruna, na zona sul; Av. Santos Dumont (B/C) x Av. do Estado, na zona norte; Av. Radial Leste (B/C) x Rua Pinhalzinho, na zona leste; Av. Francisco Morato (B/C) x Rua Sapetuba, na zona oeste. A regra é que em todos os pontos se mantenha uma faixa livre para a circulação dos veículos.

Os bloqueios estão sendo organizados em trabalho conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O monitoramento e a orientação do tráfego ficam a cargo da CET.

Também durante a manhã desta segunda-feira (4), das 7h às 9h, foram feitas duas blitzen educativas no cruzamento da Av. Dr. Vital Brasil (B/C) com a R. Camargo e na Av. João Paulo I (B/C) altura do n° 2.868, ambos os locais situados na zona oeste da capital. A ação contou com o apoio das secretarias municipais da Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e Segurança Urbana (SMSU).

Recomendações para evitar a transmissão da covid-19

A prefeitura ainda divulgou algumas recomendações para evitar a transmissão de covid-19. Confira abaixo:

- Se possível, fique em casa. O distanciamento social é ferramenta de prevenção e deve ser respeitado;

- Se precisar sair de casa, use máscara;

- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;

- Cubra sempre a boca ao tossir (não utilizando as mãos, mas os braços);

- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal.

 

*Com informações da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/ABr