AÇÕES SINDICAIS

SIEMACO-SP pesquisa e indica fontes confiáveis para ajudar trabalhadores e empresas a combater o novo coronavírus

20/05/2020

O SIEMACO São Paulo, por meio dos profissionais do departamento de segurança do trabalho do sindicato, selecionou e apresenta abaixo algumas fontes de informações confiáveis, escolhidas a partir de critérios técnicos, direcionadas às empresas e trabalhadores das categorias que representa, com o objetivo de disponibilizar conteúdos referentes aos cuidados que devem ser tomados para se preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores nessa pandemia causada pelo novo coronavírus.

São documentos técnicos de instrução e normativas, voltados à segurança do trabalho, os quais podem servir de base, tanto para o uso correto quanto para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), adotados como medidas de proteção à saúde da categoria.

Gabriel Amadeu, técnico de segurança do trabalho do SIEMACO-SP, lembra que cabe ao Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da empresa verificar qual é o EPI mais indicado para cada situação e local de trabalho. “Não estamos recomendando o uso da máscara A ou B, só estamos fornecendo material técnico, de fontes reguladoras confiáveis, para que as empresas avaliem o que é melhor para cada caso, seja no hospital, na indústria, na rodoviária, no metrô ou no shopping”, diz ele.

“Esse material também visa fornecer um subsidio técnico e até ajudar os trabalhadores e trabalhadoras que buscam alternativas para obter uma renda extra, fabricando máscaras, ou profissionais que possam oferecer treinamento a outras pessoas, além de indicar meios de se buscar informações confiáveis sobre o novo coronavírus e a covid-19”, complementa.

Os vídeos e cartilhas informam, desde a forma correta de se confeccionar uma máscara, até orientações sobre a maneira adequada de usá-las, tanto para profissionais quanto para não profissionais da área da saúde, pois os trabalhadores da limpeza atuam em todos os ambientes.

Os sintomas da covid-19, quando e onde procurar ajuda, além das medidas mais eficientes para se evitar a contaminação, também são abordados nos conteúdos, assim como meios de se checar a veracidade de notícias falsas sobre o tema, combatendo as fake News.

 

Clique nos links abaixo para obter informações completas:

 

Confecção de máscaras pelo SENAI 

 

Confecção de máscaras pelo SENAC-RS

 

Orientação gerais do uso de máscaras pela Anvisa

 

Cartilha da 3M, fabricante de EPIs

 

Técnico da Fundacentro fala sobre o uso de máscara cirúrgica e N-95

 

Cartilha da Fundacentro sobre tratamento da covid-19

 

Cartilha do Ministério da Saúde sobre corona vírus

 

Nota técnica Anvisa recomendando máscaras com maior capacidade filtrante

 

Portal do Ministério da Saúde, com informações complementares