AÇÕES SINDICAIS

Jurídico do SIEMACO-SP consegue na Justiça liberação de pensão por morte para família

29/05/2020

Em dezembro de 2019, uma tragédia atingiu a família da costureira Marcília Rodrigues, 33, e do filho Enzo, de apenas três. Seu marido, o porteiro Alex Tadeu Magalhães, 35, faleceu, vítima de homicídio. Na época, há cinco meses, Marcília trabalhava como revisora, numa empresa de costura. Desde março deste ano ela está afastada do trabalho, sem receber salário, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Com a perda prematura do marido e o afastamento do emprego, Marcília passou a sobreviver com a ajuda de sua irmã, com quem atualmente mora, na Zona Norte de São Paulo. Sem condições de bancar a casa e alimentar o filho, a trabalhadora  recorreu à Justiça para reivindicar seus direitos. O primeiro pedido de pensão por morte, feito por meio do departamento jurídico do SIEMACO São Paulo, foi negado pela Justiça. Segundo a viúva, sua união estável de 11 anos com o marido não foi reconhecida por “falta de provas”.

Desolada, mas resignada, a viúva pediu novamente ajuda ao departamento jurídico do SIEMACO-SP. Um dos advogados do sindicato requereu à Justiça o direito do filho do casal, que neste mês de maio completou 4 anos, à pensão pela morte do pai. Depois de 6 meses da perda do marido, e em plena pandemia de coronavírus, Marcília recebeu a notícia de que a pensão foi liberada. Ela está muita agradecida por ter esse direito reconhecido.

“É muito bom receber essa notícia da liberação da pensão. Ela veio numa hora em que eu estou realmente precisando: afastada do trabalho, com filho pequeno, sem dinheiro, passando mesmo um grande aperto. É uma benção de Deus. Agradeço muito ao SIEMACO-SP, em especial ao advogado Márcio, que me ajudou bastante. Vocês são maravilhosos”, disse ela, bastante emocionada.

O departamento jurídico do SIEMACO São Paulo lembra que, apesar da pandemia, segue com um canal aberto, via WhatsApp e e-mail, disponibilizado à categoria para esclarecer dúvidas, sobre este e outros assuntos: são quatro números de WhatsApp: (11) 98352-8940; (11) 93494-4894; (11) 95874-7976; (11) 93019-6635 e o E-mail: atendimento@siemaco.com.br.

 

Categorizado em: Ações Sindicais,