AÇÕES SINDICAIS

SIEMACO-SP inaugura sala de videoconferência e faz primeira audiência virtual com trabalhadora

04/08/2020



Com o objetivo de proporcionar segurança e comodidade aos trabalhadores que ingressam com reclamação trabalhista por intermédio do sindicato, o SIEMACO São Paulo inaugurou, nesta terça-feira (4), uma sala de videoconferência especialmente montada e equipada para a realização de audiências trabalhistas virtuais.

A ideia partiu do próprio Tribunal Regional do Trabalho (TRT), conta o advogado do SIEMACO-SP, Nório Ota. “Por conta da pandemia e para não prejudicar o andamento dos processos, o TRT sugeriu aos juízes a realização de audiências virtuais, para proteger a saúde de todos, com cada um nas suas casas. Só que alguns trabalhadores estavam com dificuldades para se adequar à tecnologia e muitos não tinham pacote de internet etc. Por isso, o departamento jurídico sugeriu ao presidente Moacyr que fosse criado um espaço adequado no próprio sindicato”, disse Nório Ota.   

A primeira audiência virtual foi com a trabalhadora Camila Cristina Ollitta, 30 anos, líder de limpeza e que ingressou com reclamação trabalhista contra a empresa EPS, em 20/02/2020. Ao final da audiência, que teve como resultado o acordo entre as partes, a trabalhadora disse ter gostado e aprovado a experiência. “Foi melhor do que eu esperava”, disse Camila.

"Buscamos todas as formas de ajudar nossa categoria e investimos muito em inovação e tecnologia,  para estarmos cada vez mais organizados. Quanto mais sólida a estrutura sindical, mas força teremos e, consequentemente, daremos mais qualidade de vida para os trabalhadores e as trabalhadoras. É nisso que acreditamos", disse Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO-SP.