AÇÕES SINDICAIS

Da limpeza à formação universitária: conheça a história de Cristiane

12/07/2021

Cheia de orgulho pela conquista, Cristiane Landin Santos, de 43 anos, irá se formar em Administração de Empresas ainda neste semestre, com nota 10 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para ela, esta é realização de um sonho que começou no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pela Central de Cursos do SIEMACO São Paulo.

“Até os 23 anos eu não sabia ler e mal sabia escrever o meu próprio nome”, conta Cristiane, que chegou a estudar até a 8º série em um curso de alfabetização anterior, que era oferecido por uma igreja.

Identificando oportunidades

Anos depois, ao assumir a liderança dos serviços de limpeza da empresa Fortaleza, percebeu que as limitações relacionadas à escolaridade se tornaram mais desafiadoras, principalmente quando precisava escrever relatórios. “Meu chefe, na época, foi incentivador para que eu retomasse os estudos. Foi, então, que procurei a Central de Cursos do SIEMACO-SP.”

Naquele período a intensão de Cristiane era concluir o Ensino Médio, mas o foco e determinação a fizeram ir além, especialmente depois de saber que poderia prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode ser utilizada para o ingresso no Ensino Superior.

Novo olhar sobre a vida

“Os estudos trouxeram uma nova perspectiva de vida e elevou minha autoestima”, conta ela, que se formou na Universidade Santo Amaro (Unisa) e, atualmente, é assistente administrativa na Empresa F. Marques de Sá, uma revendedora e distribuidora de produtos para laboratório.

As experiências como estudante levaram Cristiane a traçar novos objetivos. “Ainda tenho muitos anos pela frente. Vou seguir buscando melhorar cada dia mais. Acredito que a alcançamos a felicidade quando deixamos de esperar que ela simplesmente aconteça e nos tornamos os agentes das mudanças", frisa a estudante universitária.

  

    

 

Categorizado em: Ações Sindicais,