AÇÕES SINDICAIS

Gari se torna profissional de Saúde Bucal após cursar o EJA na Central de Cursos

19/07/2021

Conhecida como Jacy pelos colegas, Jasyendi Domingos Ribeiro dos Santos, de 32 anos, sempre foi movida por desafios. Em 2018 ela mergulhou nos estudos a partir do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pela Central de Cursos do SIEMACO São Paulo. Este foi o primeiro passo rumo à conquista de duas formações na área de Saúde Bucal, depois de anos trabalhando como gari.

Divorciada, mãe de uma menina de 11 anos e um menino de três, ela começou a transformar a própria vida. A decisão de voltar a estudar se deu quando trabalhava na empresa Soluções de Meio Ambiente (Soma) na função de gari. “Eu estava passando por um divórcio e quis agarrar novas oportunidades. Estava disposta a terminar os estudos”, conta.

Realização em dobro

Depois de concluir o curso do EJA, seguiu para a sua próxima meta: ter uma formação técnica, o que se concretizou no ano seguinte e em dose dupla!

Jacy conquistou uma formação como auxiliar de Saúde Bucal e, outra, como técnica na mesma área, ambas cursadas na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti.

Além da perseverança, ela precisou driblar os desafios trazidos pela pandemia, quando as aulas presenciais passaram a ser a distância. Seu esforço a levou a novas experiências profissionais em sua nova área profissional, em uma clínica de ortodontia estética. “Sinto-me muito realizada”, conta Jacy.

Inspirando outras mulheres

Sobre a carreira, ela não só reconhece o impulso, como faz questão de deixar uma mensagem de estímulo às colegas. “Espero que a minha história inspire outras mulheres a conquistarem liberdade e ampliarem seus horizontes. ”

Para Jacy, com coragem e força de vontade tudo é possível. “Mulheres: não se contentem com pouco. Vocês podem e devem ir à luta. Todas as formas de trabalho são dignas, mas devemos sempre buscar o melhor e o caminho mais eficiente pra isso é o conhecimento, adquirido pelo estudo. ”

  

Estudando, na época que fazia o EJA, e trabalhando na clínica

Aqui, no centro na foto, com os colegas de curso 

 

Categorizado em: Ações Sindicais,