AÇÕES SINDICAIS

SIEMACO-SP inicia campanha de atendimento móvel previdenciário com trabalhadores da Limpeza Urbana

16/08/2021



O SIEMACO São Paulo iniciou, na última quinta-feira (12), o atendimento previdenciário personalizado direcionado aos trabalhadores da Limpeza Urbana que estiverem próximo da aposentadoria. Dezenas de funcionários da empresa Ecoss Ambiental, no alojamento Lapa, esclareceram dúvidas e obtiveram informações com a equipe da “van de atendimentos móveis do sindicato”. Uma trabalhadora, inclusive, ficou sabendo em primeira mão que já tem direito à aposentadoria.      

Ciente da correria do dia a dia e dos inúmeros deveres profissionais e pessoais acumulados na rotina do trabalhador, a Presidência, a diretoria e o departamento previdenciário do SIEMACO-SP decidiram inovar e levar o serviço previdenciário diretamente ao trabalhador nos alojamentos e garagens da Limpeza Urbana.

“O SIEMACO-SP é um sindicato completo, que sempre pensa em criar facilidades para atender os nossos associados. Os trabalhadores são frequentemente assistidos por todos nós e no momento da tão sonhada aposentadoria não poderia ser diferente. Então, sabendo da dificuldade de deslocamento dos trabalhadores e das trabalhadoras, nós vamos até os alojamentos e garagens para processar a contagem de tempo. Juntos podemos construir dias melhores", disse a diretora Silvana Souza, uma das responsáveis pelo projeto na empresa Ecoss Ambiental.

  

A iniciativa foi muito bem recebida e elogiada pelos trabalhadores e trabalhadoras. Logo no primeiro dia de atendimento, para a felicidade de todos, produziu resultado positivo. “No alojamento Lapa da Ecoss encontramos a dona Judite que, devido às responsabilidades com o trabalho e a família, não encontrava tempo para visitar o sindicato e calcular o tempo de contribuição, sem saber que já havia adquirido o direito a aposentar-se há um ano e nove meses”, disse Márcio Matos, coordenador do departamento Previdenciário do SIEMACO-SP.

  

    

Judite Pagliarini, 65 anos, faz parte da categoria da limpeza urbana há mais de 30 anos, atuando na varrição de ruas de São Paulo. Nascida em Santana, na Zona Norte, é associada ao SIEMACO-SP desde 1988. Com um largo sorriso no rosto sob a máscara e irradiando felicidade pelo olhar, dona Judite não escondia a surpresa e alegria ao receber a notícia da aposentadoria. “Confio no trabalho (do sindicato) e acho importante me manter associada, aproveitando todos os benefícios oferecidos pelo SIEMACO-SP”, disse.

Agora sabendo que atingiu os requisitos para a tão sonhada aposentadoria, dona Judite já providenciou toda a documentação necessária e aguarda a análise do INSS para a concessão do benefício que lhe é de direito. “O maior patrimônio do sindicato é o trabalhador associado”, ressaltou Márcio.

Já Rubem Pereira da Silva, 62 anos, também foi aferir o tempo de contribuição ao INSS. Ele trabalha na área desde 1980, quando veio para São Paulo, oriundo de Recife. Trabalha na Ecoss Ambiental há quase 3 anos, como varredor, na Barra Funda. Segundo análise da assessoria previdenciária do SIEMACO-SP, seo Rubem tem 27 anos de contribuição ao INSS e deve se aposentar por idade. Falta pouco mais de três anos para ele se aposentar. Talvez até menos, pois ele pretende buscar adicional de insalubridade.

  

“Estou vendo aqui que o atendimento é coisa de primeiro mundo. Muito atenção, muita técnica, com um vasculhamento de documento, com uma busca bem precisa nos dados do INSS, para deixar o trabalhador ciente dos seus direitos. Vocês estão de parabéns”, disse Rubem, que é sócio do SIEMACO-SP desde 2018.   

O próximo atendimento previdenciário com a van de serviços móveis do SIEMACO-SP será no dia 19 de agosto, das 13h às 22h, na garagem Vila Leopoldina da empresa Ecoss Ambiental.