AÇÕES SINDICAIS

Presidente do SIEMACO-SP apoia projeto que destina vagas de trabalho ao público LGBTQIA+

26/08/2021

Dando continuidade à pauta voltada ao público LGBTQIA+, debatida na visita ao Sindicato dos Comerciários de São Paulo no início deste mês de agosto, o SIEMACO-SP está desenvolvendo um projeto de recolocação profissional para essa parcela da população, com vagas de emprego e qualificação específicas, numa ação em parceria com o departamento de Diversidade Social e da Central de Cursos do sindicato.

A diretora responsável pelo departamento de Diversidade Social do SIEMACO São Paulo, Andrea Ferreira, apresentou ao presidente deste sindicato, André dos Santos Filho, detalhes do projeto que visa dar oportunidade de trabalho às pessoas pertencentes ao público LGBTQIA+. No local estavam ainda duas representantes dos Comerciários, Cleonice Caetano de Souza, diretora de Saúde e Segurança, e Viviane Morato, encarregada Administrativa. 

“Toda a sociedade merece respeito e igualdade de oportunidades. Nós acreditamos nisso e colocamos em prática essa ideia. A visão do Sindicato Cidadão contempla toda a cidade de forma ampla, apoiando as minorias e abrindo possibilidades de trabalho, de uma vida digna, para todas as pessoas, independentemente de gênero. É isso que defendemos e promovemos aqui no SIEMACO-SP”, disse o presidente André dos Santos Filho.

 “A ideia desse encontro foi dar continuidade à primeira reunião, agora junto com o presidente André e a diretora Cleonice, dos Comerciários, buscando parcerias para ajuda o público LGBTQIA+, traçando estratégias para que possamos trabalhar o combate ao preconceito e a discriminação. Nós do SIEMACO-SP já temos um departamento, no qual abrimos oportunidades de qualificação profissional a este público, mas queremos ampliar o projeto para outros sindicatos”, disse a diretora Andrea Ferreira.

O objetivo é que o sindicato possa abrir espaço para as empresas discutirem a contratação de mulheres e homens trans, mostrando aos empresários a relevância de dar oportunidade para essas pessoas, que dificilmente tem acesso a um trabalho com carteira assinada.  

“O SIEMACO-SP é um parceiro valioso, de longa data, é um sindicato que a todo momento está de prontidão às causas sociais. Por já realizarmos um trabalho com a população LGBTQIA+ no Sindicato dos Comerciários, buscamos juntar os nossos conhecimentos para viabilizar a contratação de mulheres trans no Asseio e Conservação, quebrando a barreira de preconceito criada pelas empresas. Pretendemos sensibilizar outros sindicatos da importância desses temas”, disse Cleonice Caetano.