AÇÕES SINDICAIS

Grupo de alunos da Central de Cursos visita o Espaço Caixa Cultural

14/10/2021

Na última sexta-feira (8), o professor Carlos Vinícius, da Central de Cursos do SIEMACO São Paulo, que ministra aulas aos trabalhadores da Limpeza Urbana no alojamento da empresa Sustentare, na rua Riachuelo, realizou uma ação educativa com seus alunos, que visitaram o espaço Caixa Cultura, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo.

A ideia faz parte do trabalho do Sindicato Cidadão, uma filosofia trazia da FEMACO, federação a qual o SIEMACO-SP é filiado, que visa dar mais qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Cumprindo todos os protocolos sanitários de combate à proliferação da Covid-19, houve a divisão de horários: um grupo fez a visita às 11h e outro às 15h. Todos usaram máscaras e não esqueceram o álcool em gel. A visita foi acompanhada por monitores da Caixa Cultural.

“Nas visitas, somados os dois horários, tivemos 31 pessoas. O passeio foi muito bom e todos gostaram bastante. Em uma hora e meia vimos algumas exposições, figuras histórias, arquitetura, coisas que eles nunca tinham visto, algo totalmente novo na vida deles. Todos ficaram extremamente gratos e maravilhados. Foi um passeio muito produtivo culturalmente, pois eles sempre passavam em frente, limpando, mas nunca haviam adentrado à Caixa Cultural. Conhecemos um pouco da história da arte, dos períodos Renascentista e Neoclássico; vimos a importância do mármore, ressaltando o verde escuro da fachada, com sua distinção de tonalidade. Destaco a compreensão do uso do metal e da madeira nas construções. Por fim, eles identificaram alguns monumentos e marcos históricos, tanto de São Paulo quanto do Brasil”, explicou o professor Carlos Vinícius.

  

  

 

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)