AÇÕES SINDICAIS

Diretora do SIEMACO-SP, Andrea Ferreira, recebe o Prêmio Nelson Mandela

07/12/2021

O 9º Festival de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizou na noite desta segunda-feira (6), no Aristocrata Clube, em São Paulo, a entrega do Prêmio Nelson Mandela. A diretora do SIEMACO São Paulo, Andrea Ferreira (Ferreirinha) foi uma das contempladas com a estatueta, por sua atuação na defesa da saúde e bem estar da comunidade negra.

“Gostaria de parabenizar todas as pessoas homenageadas esta noite. Esse festival é extremamente importante para a nossa sociedade, reconhecendo o trabalho de tantas personalidades. Gostaria também de parabenizar a organização desse belo evento e dizer que esse prêmio eu não recebo sozinha: o SIEMACO São Paulo e toda a diretoria sindical faz parte das ações que promovemos. Estar aqui, participando desse momento, só reforça que estamos no caminho certo: um caminho de luta, perseverança e de vontade de melhorar o nosso país, principalmente neste momento tão difícil que estamos passando”, disse Andrea.  

A cerimônia começou com uma apresentação musical de Tereza Gama e Reinaldo Arcanjo e culminou com o reconhecimento e a entrega do prêmio aos vencedores das edições de 2020 e 2021.

  

  

  

  

  

  

Fotos: Alexandre de Paulo

  

Fotos: Divulgação

 

Prêmio Nelson Mandela

O Prêmio Nelson Mandela destaca iniciativas comprometidas com os direitos da população negra e dos demais grupos étnico-raciais no município de São Paulo. Em 2020, as instituições vencedoras foram a Associação Pro Falcêmicos (Aprofe), O SIEMACO São Paulo e a Escola de Samba Unidos De Vila Maria. Já em 2021, os contemplados foram o Instituto Akhanda e o Movimento Black Money.

 

Festival de Direitos Humanos

Até a próxima sexta-feira (10), data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Festival vai agitar a cidade de São Paulo, com uma programação descentralizada, que inclui cine debates, oficinas, shows e muito mais. Acesse aqui a programação completa e participe.

Desenvolvido desde 2013 pelo Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o evento tem como objetivo ressaltar a importância da participação cidadã na temática da garantia de direitos e acompanhamento de políticas públicas. A realização do Festival também celebra o Dia Internacional do Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Nesta data, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento elaborado quando o mundo se recuperava dos efeitos do conflito da Segunda Guerra Mundial.

 

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

**Com informações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo