NOTÍCIAS

Câmara dos Deputados cria Procuradoria Especial da Mulher

05/06/2009

Câmara dos Deputados cria Procuradoria Especial da Mulher A Câmara dos Deputados instalou na última terça-feira (2) a Procuradoria Especial da Mulher.

O presidente Michel Temer desta cou a importância da atuação feminina dentro e fora da política e cumpri mentou as mulheres pelo novo espaço que passam a ter na Câmara.

Ele ressalt ou que a coordenadora da bancada feminina, deputada Alice Portugal (PCdoB -BA), tem sido uma representante ativa das mulheres nas reuniões do Co légio de Líderes.

Alice Portugal afirmou que a Procuradoria vai ser u m local para recebimento e encaminhamento de denúncias de discriminação contra as mulheres.

A coordenadora disse ainda que a Procuradoria vai atu ar junto à bancada feminina no acompanhamento da tramitação das leis q ue garantem os direitos das mulheres.

A procuradora especial da mulher, deputada Nilmar R uiz (DEM-TO), acredita que o órgão é mais um espaço conquistado pelas mulh eres.

É uma conquista que vem desde 1934, quando foi eleita a primeira de putada federal na Casa.

Precisávamos desse espaço na estrutura da Câmara do s Deputados, que é a Casa do Povo, para que possamos atuar decisivamente no que se refere às leis que tramitam que venham beneficiar a mulher. A pro curadora enfatiza que, mesmo com os avanços na legislação, como a Lei Mari a da Penha, ainda há muita violência e discriminação contra a mulher.

El a espera que a Procuradoria possa representar avanços na luta por igualdade soc ial e de oportunidades.

A procuradoria conta ainda com três procuradoras-ad juntas: as deputadas Maria Helena (PSB-RR), Bel Mesquita (PMDB-PA) e Emí lia Fernandes (PT-RS).

Categorizado em: Geral, Mulher, Política,