NOTÍCIAS

Prefeitura de São Paulo lança campanha de combate ao trabalho infantil no Carnaval 2018

01/02/2018

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, lança de 10 a 13 de fevereiro a campanha “Não deixe o Trabalho Infantil embarcar nesse trio”. O objetivo da ação, que será realizada pelos Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua, é assegurar o trabalho social de busca ativa e abordagem nas ruas, identificando nos territórios a incidência de trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Além da conscientização nesta época do ano, o trabalho é realizado diariamente durante todo o ano. A exploração sexual é uma grave expressão de questão social, sendo a pior forma de Trabalho Infantil, que acomete crianças e adolescentes em muitos municípios brasileiros, principalmente nas épocas de grandes eventos turísticos, entre eles, o Carnaval.

Tais iniciativas em benefício do melhor interesse de crianças e adolescentes do nosso município, ressaltam a relevância de parceria entre as instâncias da administração pública e da sociedade civil para sua realização. Durante as festividades, 36 equipes estarão atuando nas regiões onde os desfiles acontecerão, sempre com foco nas crianças e adolescentes para abordagem e orientação.

As equipes são formadas por orientadores, assistentes sociais, gerentes e setor operacional. A Prefeitura disponibiliza o serviço 156 para denúncias dos munícipes em relação ao trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual. Em atenção à campanha e como forma de conscientização sobre o trabalho infantil, a SMADS realizará no dia 7 de fevereiro, às 9h, no Vale do Anhangabaú, o “Grito de Carnaval”. Evento que contará com a participação dos serviços socioassistenciais do município e de cerca de 100 crianças da rede conveniada. (

(Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo)