NOTÍCIAS

Oficina de transformação corporal com Libras é destaque do Cultura Inclusiva em setembro

14/09/2018

As Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), promovem mensalmente o Cultura Inclusiva. Para incentivar a participação da população com deficiência no circuito cultural da cidade, a programação de setembro conta com oficinas artísticas, teatro adulto e infantil, além de música e contação de histórias com recursos de audiodescrição e Libras. 


Um dos destaques da agenda é a oficina ExpectaDIVAS – O Corpo como espaço moldável, no dia 22, no Centro Cultural Grajaú. O workshop, que terá tradução em Libras, tem como objetivo apurar o olhar para o corpo e suas infinitas possibilidades de transformação por meio da maquiagem criativa. Ministrado pela Drag Queen Alma Negrot, serão utilizados materiais rejeitados como sucata, papel, linhas, botões e rendas.


Para as crianças, a Casa de Cultura do Itaim Paulista promove no dia 14, contação de histórias com Libras. O Senta que lá vem história, despertará a imaginação do público infantil com os clássicos contos de fadas, dragões e duendes.

Toda a programação é gratuita. Confira a agenda completa:


CONTOS RUSSOS - GIRASONHOS

Data: 14/09 (sexta-feira)
Horário: 9h30
Local: Biblioteca Affonso Taunay, Rua Taquari, 549 - Mooca
Sobre: As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, pobres camponesas, monstros marinhos, magos e outros seres encantados já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos bogatires, popes, boiardos, cossacos e tocadores de gusli. Confluem, assim, os mitos universais contidos nas fábulas e o mundo particular dos contos russos.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Livre, 60 min, gratuito, Livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

Data: 14/09 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Casa de Cultura do Itaim Paulista, R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles
Sobre: A imaginação é importante para a criança e nada melhor para despertá-la do que um bom e velho conto de fadas ou dragões e duendes e a Casa de Cultura do Itaim é referência em contação de histórias e preparou uma programação especialmente para os pequenos.
Serviço: Tradução para Libras
Observações:
 Livre, 60min, gratuito, Livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

A MILIONÁRIA

Data: 16/09 (domingo)
Horário: 19h
Local: Teatro João Caetano, R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino
Sobre: A comédia apresenta a personagem Epifânia, herdeira de uma grande fortuna, que se vê apaixonada por um advogado. Escrita pelo irlandês Bernard Shaw, o espetáculo revela o dia a dia de personagens super ricos, seus dramas e seus inusitados conflitos. Após as apresentações, ocorrerá uma sessão de debate com o público.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Teatro adulto, 90 minutos, gratuito, 14 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

 

NUMVAIDUÊ - E SE O ESPETÁCULO FOSSE ASSIM

Data: 21/09 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Teatro Alfredo Mesquita, Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana
Sobre: O que acontece quando um hospital é descoberto e explorado por palhaços besteirologistas? O que eles construíram com suas fantasias, sonhos e lembranças? Com poesia e humor, Doutores da Alegria traz respostas para tais questões levando ao palco esse hospital dos sonhos que gostaria de construir, onde a cura passa pela emoção e a gargalhada se junta ao sorriso num encantamento de magia, música e busca de sentidos.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Teatro Infantil, 60min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

 

 

EXPECTADIVAS - O CORPO COMO ESPAÇO MOLDÁVEL com Alma Negrot

Data: 22/09 (sábado)
Horário: 13h
Local: Centro Cultural Grajaú, R. Prof. Oscár Barreto Filho, 252 - Parque América
Sobre: A oficina tem como objetivo apurar o olhar de forma sensível para o corpo e suas infinitas possibilidades de devires através da maquiagem criativa. Materiais rejeitados, sucata, papel, linhas, botões, rendas e bilros. Na Imersão, construímos um laboratório poético onde experimentamos mudar o valor das coisas para reconstituir nossas corpos através de histórias. É um lugar para afirmar o corpo como um campo de batalha, resgatar memórias e amuletos que nos conectam as nossas identidades marginais. Se não temos compromisso com a verdade, tampouco temos para com a fantasia: a imaginação traz a tona tudo o que somos e ainda não tivemos a liberdade de dar vida. 
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Oficina, 300min, gratuito, livre. Vagas limitadas, inscrição pelo e-mail aafreitas@prefeitura.sp.gov.br.

FEST'SARAUS E SONS

Data: 23/09 (domingo)
Horário: 16h
Local: Casa de Cultura de São Miguel Paulista, R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso
Sobre: O festival reúne um sarau que abre o microfone e espaço para quem tiver vontade de ler poemas, poesias ou apenas contar uma pequena história rimada, seguido de uma boa e velha roda de voz e violão ao som de Carlo Barcelar e encerra o dia e as comemorações com a maior tradição do bairro, um bom forró arrasta sandália para embalar a noite.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Livre, 45min, gratuito, Livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

SAUDAÇÃO A WALT WHITMAN com Cia: Filhos do Dr. Alfredo

Data: 24/09 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Mário de Andrade, R. da Consolação, 94 - Consolação
Sobre: A partir do poema homônimo de Fernando Pessoa em homenagem a Walt Whitman, o ator Haroldo Costa Ferrari vivencia os principais versos do poeta americano, numa encenação poética que busca traduzir cenicamente o surpreendente e perturbador universo do criador da famosa obra FOLHAS DE RELVA.
Serviço: Tradução para Libras e audiodescrição
Observações: Teatro Adulto, 50min, gratuito, 12 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

 

AMIGAS, PERO NO MUCHO

Data: 30/09 (domingo)
Horário: 19h
Local: Teatro João Caetano, R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino
Sobre: A comédia apresenta a personagem Epifânia, herdeira de uma grande fortuna, que se vê apaixonada por um advogado. Escrita pelo irlandês Bernard Shaw, o espetáculo revela o dia a dia de personagens super ricos, seus dramas e seus inusitados conflitos. Após as apresentações, ocorrerá uma sessão de debate com o público.
Serviço: Tradução para Libras e audiodescrição
Observações: Teatro Adulto, 80min, gratuito, 14 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

 

(Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo)