NOTÍCIAS

Prefeitura firma parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia para melhorar gestão e segurança pública da cidade

07/10/2018

 

 

 

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab assinaram na sexta-feira (5) um protocolo para adesão do município ao programa Rastro, sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias idealizado pelo Governo Federal. Os objetivos do Rastro são melhorar a segurança pública, auxiliando na redução dos índices de roubos de cargas e de veículos; e a segurança viária, com controle de circulação de veículos em situação irregular.

 

O programa também pretende trazer eficiência na fiscalização e arrecadação tributária, agilizando a troca de informações; aumentar a produtividade do transporte de cargas e pessoas e reduzir custos dos serviços prestados por Estados, municípios e a União.  A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes vai contribuir com dados para o sistema nacional em desenvolvimento, como, por exemplo, informações sobre o volume de caminhões que circulam pelo viário da cidade e a origem desses veículos.

 

O Rastro é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. “A adesão da Prefeitura de São Paulo dá ao programa a dimensão nacional que ele precisa ter.

 

No momento em que a cidade disponibiliza os seus dados ela dá o seu exemplo e se torna referência para que outros municípios façam a sua adesão”, disse o ministro Gilberto Kassab. A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações.

 

A assinatura de um Protocolo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo representará um passo importante para se atingir os objetivos do Programa, considerando o fato de ser esta a maior cidade do País. Em função disso, espera-se um incremento e fortalecimento das ações privadas e públicas em favor desta iniciativa e de sua difusão pelos demais municípios do Brasil.

 

(Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo)