Atividade de pescadora ajuda a compor tempo de serviço de aposentada filiada ao SIEMACO-SP

 Atividade de pescadora ajuda a compor tempo de serviço de aposentada filiada ao SIEMACO-SP

Luciene Vicente de Sousa, 54 anos, filha de Jaime Vicente de Souza, pescador na cidade de Orós, no Ceará, ajudava o pai nesse ofício desde criança. “Então, desde que me entendo por gente toda a família acompanha os pais, na beira do açude, limpando peixe, pescando, na canoa, puxando e costurando as redes. Tudo o que o pai fazia a gente fazia também. Eu e meus irmão”, lembra Luciene, cujo trabalho precedente se enquadra no “sistema de economia familiar”.  

Associada ao SIEMACO São Paulo desde 1995, ela conta que sempre teve vontade de vir a SP. “Era meu sonho. Uma tia me chamou. Pedi autorização ao meu pai e ele disse: ‘só quando você ficar de maior’. Quando fiz 18 anos pedi novamente e ele respondeu: ‘Não, só depois de casar’ (RS). Aí, já adulta, em 1995, depois de casar e ter meus dois filhos, no fim do ano, consegui vir”. Em SP ela trabalhou em casa de família, num shopping, como limpadora, até entrar na Socicam (empresa que administra o Terminal Rodoviário do Tietê), onde está há 22 anos. “Lá comecei como auxiliar de limpeza, operadora de máquina e hoje sou fiscal de terminal”, disse.

 Sobre o reconhecimento à aposentadoria, Luciene abre um sorriso e tece todos os elogios. “Nossa, é maravilhoso. A gente estava batalhando para levantar os documentos, com todos aqui (do Previdenciário) ajudando. Foi muito bom. Se não contasse esse tempo de serviço na pescaria teria de trabalhar mais 6 anos. Eu sou associada ao sindicato desde 1995. Aqui é muito bom, no SIEMACO-SP eu estudei, me formei no 1º grau (ensino fundamental) e 2º grau (ensino médio), fiz prova do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Por isso fui até promovida no serviço”, lembra, não contendo a alegria.